Palavras do 8º dan Hanshi #03

Artigo original publicado em Kendo World Journal 4.4 – juin 2009.

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…..Akimasa Matsumoto nasceu em Hokkaido, em 1924. Formado em 1943 na Faculdade de Professores de Asahikawa, trabalhou em muitas escolas primárias e colégios na região de Hokkaido antes de se aposentar em 1984. Ele participou de muitos torneios de prestígio como o All Japan Tozai-Taiko, o Encontro National Esportivo e Meiji-Mura Taikai. Matsumoto Sensei foi aprovado para 8º dan em 1977 e foi promovido ao título de Hanshi em 1984, sendo nomeado presidente da Federação de Kendo de Hokkaido.

Matsumoto Sensei

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A importância do “Shu” em Shu-Ha-Ri

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O respeito aos protocolos de etiqueta do kendo é uma segunda natureza para você?

…..Como todos os Sensei que apareceram nesta série de artigos já mencionaram, o comportamento correto no dojo e respeito para com a etiqueta são extremamente importantes. A etiqueta, o comportamento do modelo apropriado para manter a ordem social facilita a interação humana e, como tal, não deve ser negligenciado. O fato de ter consideração e gentileza para com os outros se manifesta através das palavras e ações de cada um.

…..O kendo particularmente tem elevadas exigências relativas à saudações e respeito pela etiqueta. Nós sempre ouvimos dizer que “kendo começa e termina com uma saudação”, mas não se refere simplesmente ao fato de se curvar ao seu parceiro antes e após o exercício, isto significa estar constantemente respeitoso. Em outras palavras, o kendoka deve se esforçar para alcançar a forma correta, para ser sério durante o treinamento e sempre respeitoso e cortês para com os parceiros ou adversários. Sendo um esporte de combate físico, kendo pode facilmente se degenerar em violência pura. Uma atitude de respeito e de etiqueta são, portanto, necessárias para impedir que tal cena aconteça. Ao praticar exercícios que envolvam ações físicas mantendo-se cortês, aprendemos a controlar nossas emoções e podemos desenvolver uma mentalidade que nos ajuda em nosso cotidiano. É importante sempre estar ciente de como você executa o sagetô, taito e sonkyo mesmo durante os treinos habituais. Supervisionando constantemente seus movimentos, a etiqueta do kendo se torna uma segunda natureza para você.

Rei: respeito, educação, cortesia e polidez, mesmo na escola.

…..A combinação do radical “bun” (文) e do caractere “bu” (武) formam o ideograma (斌) ‘hin’. Este ideograma expressa a beleza que existe quando a aparência externa e qualidades internas de um objeto estão em harmonia; ele também faz alusão à posse simultânea de qualidades de bondade e força. É maravilhoso que possamos treinar para alcançar esta união de traços que parecem à primeira vista contraditórios no kendo. Estar em sintonia íntima com os sentimentos dos outros, ou simplesmente estar atento a eles, cria um estado de espírito necessário para ajudar aqueles que nos rodeiam e também ser capaz de receber a ajuda de outros.

…..Conceitos como “bondade”, cortesia e “ouvir” [os outros] são todos semelhantes, mas essas características, embora essenciais para a nossa alma, infelizmente não vem programadas em nossos instintos e devem ser previamente acondicionados em nossa psique através da prática. Este processo parece extremo, mas basicamente, a idéia é bastante simples. Por exemplo, se você vir alguém tropeçar e cair, você é capaz de imaginar a sua dor e simpatizar com o seu sofrimento, então este é o único critério emocional necessário. Um livro didático japonês para ensino fundamental refere-se a esta analogia. Ele foi escrito por Ryotaro Shiba para crianças e é intitulado “Para aqueles que vivem no século 21.” Acho que este é um grau de preocupação com os outros que todos nós devemos tentar alcançar.

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O júri está atento ao te-no-uchi, seme e técnicas expressivas.

…..Quando você aprender uma nova arte, a forma como incia seu estudo é muito importante. O mestre zen Dôgen já advertia enfaticamente: “Se você não consegue encontrar um verdadeiro mestre, então é melhor não estudar.” Da mesma forma, no kendo, muitas vezes ouvimos o ditado “É melhor passar três anos procurando um bom professor [que treinar com mau]”. Uma necessidade fundamental nas artes marciais é treinar seu corpo para memorizar as técnicas exigidas.

Sensei ensina, aluno não discute; apenas absorve.

…..“Shu-ha-ri” é uma máxima que guia ao longo das três partes deste processo de educação. “Shu” se refere à primeira fase de aprendizagem em que aqueles que são mais velhos são os responsáveis ​​pela sua educação e você deve seguir as instruções sem questionar.  Embora seja difícil, nesta fase, os praticantes devem ser fieis aos ensinamentos de seus mestres e não se desviar deles. Como é ensinado o chudan-no-kamae é um exemplo.

…..“A mão esquerda deve segurar delicadamente a ponta final do shinai (tsuka), com o dedo mínimo da mão esquerda exatamente em torno do final da ponta. O dedo anelar e dedo médio apertam firmemente a empunhadura; o dedo indicador e o polegar ficam relaxados.”

…..“As mãos devem controlar o shinai com os indicadores e polegares relaxados. O punho superior direito deve estar um pouco abaixo da tsuba”.

…..“A mão esquerda segurando a extremidade da empunhadura do shinai deve estar aproximadamente a uma distância de um punho no abdômen inferior. A primeira articulação do polegar esquerdo deve ser colocada à altura do umbigo, enquanto que todo o punho esquerdo está ligeiramente abaixo do nível do umbigo.”

…..Estas linhas são tiradas do Kendo Yōshōnen Shido Yoryo (“Manual para Ensino de Kendo para Crianças”), publicado pela AJKF, mas duvido que estas recomendações básicas sejam seguidas corretamente.

…..Como um membro do júri, eu sempre foquei minha atenção sobre os seguintes pontos:

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1. Te-no-uchi
2. Exercendo pressão de ataque (San-Sappo – matar o espírito do adversário, sua espada e sua técnica)
3. Coordenação dos golpes (no emprego de Shikake-waza e Oji-waza)

…..Por te-no-uchi, quero dizer como a pessoa segura o tsuka, como é a força utilizada, o tempo de golpear, coordenação de mãos após o golpe, e como a maneira que relaxa quando necessário. Estes são pontos importantes que devem ser considerados com cuidado na orientação de um professor qualificado, até que você seja capaz de executar estas ações automaticamente, sem pensar.

…..Permanecer fiel às formas como lhe foram ensinadas as coisas também é muito importante no kendo kata. Por exemplo, no primeiro e quinto kata uchidachi adota hidari-jodan e suas mãos sugerem o lugar de colocar o pé esquerdo para assumir a posição de hidari-shizentai, tendo o punho esquerdo à distância de um punho acima do lado esquerdo da face. O kensen deve formar um ângulo de aproximadamente 45 graus em relação à parte traseira, ligeiramente inclinado para a direita. Duvido que estas instruções são seguidas corretamente. Convoco os leitores a pensar cuidadosamente sobre o que significa “cumprir fielmente” os princípios corretos do kendo.

Como é ensinado faz toda a diferença para kata.

…..Por exemplo, em caligrafia a pincel, existem três estilos de escrita: padrão, semi-cursiva e cursiva. Entre eles, os estilos cursivos e semi-cursivos existem somente através dos caracteres básicos que constituem a escrita padrão. Ainda que a forma de um caracter seja estilizado, ainda é legível e compreensível, por analogia com o caracter padrão e porque a sua essência não mudou.

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Visualizar mentalmente a forma correcta

…..Usando os elementos básicos, você pode criar uma variedade infinita de técnicas; cada nova técnica é basicamente uma variação do original. O praticante de kendo deve considerar cuidadosamente este ensinamento para que se esforce para conseguir a unificação da mente (kokoro) e técnica (waza). As duas palavras “jutsu” e “waza” podem significar “técnica”, mas eu interpreto de forma diferente na medida em que “jutsu” inclui o elemento ‘Hakari-goto’ (estratégia, estabelecimento de um plano). É importante dominar técnicas como administração da distância (maai), segurando a espada entre a oscilação do estado mental (kyo/jitsu) para desenvolver o estado de espírito (kokoro) necessário para o verdadeiro kendo. É bom para visualizar mentalmente a forma correta e a meta alvo em treinamento.

…..Eu sempre me esforço para:
…..“Manter um estado de espírito tanto de alerta quanto calmo (heijoshin). Manter o caráter determinado, mas ainda flexível (Fudoshin). Evite ser mentalmente distraído ou demasiado obcecado com uma coisa (Itsuki e Shishin). Ler os movimentos do meu oponente para antecipar sua próxima ação. Mantenha uma distância que aumenta o meu potencial de ataque e minimiza a do meu adversário. Embora haja uma infinidade de oportunidades estratégicas e técnicas que podem ser trocadas, deve-se enfrentar o adversário com calma, criando pressão ofensiva, perceber o local para se golpear, fazer um ataque rápido e decisivo de autosacrifício e finalizar, em um estado de zanshin calmo, mas ainda alerta. “

O golpe perfeito só é possível ao transcender o que os olhos veem.

…..No nosso treinamento, estamos constantemente tentando melhorar a nossa forma, mas é claro que as coisas não acontecem necessariamente da maneira que queremos. Eu acho que no kendo o conceito de heijoshin não é apenas para manter um estado composto de espírito. No kendo, o objetivo é atingir o adversário, pode-se dizer que um certo nível de tensão é necessário. Se o golpe for muito tenso, então ele pode ser defendido, mas se, pelo contrário, não for com tudo, então torna-se muito relaxado. Isto é uma contradição do espírito difícil de explicar em palavras. Isso é algo que aprendemos a sentir durante as repetições do treinamento. Nos ensinamentos budistas, ter um clarão de iluminação é chamado de “Tongo”.

…..Eu já havia enfatizado antes sobre seguir fielmente os ensinamentos de seu mestre no estágio “shu”, mas também deve-se notar que shu-ha-ri também está ligado ao poder da vontade ou do espírito (ki-ryoku).

…..No nível ‘shu’, ki-ryoku se vê como uma expansão da energia (haru-ki), e pode ser comparado aos raios do sol brilhando intensamente na madrugada, quase como se você estivesse vendo fixamente seu adversário no ponto entre os olhos, e seu corpo tem a sensação de que ele pode, a qualquer momento realizar um ataque explosivo.

…..Quando você aprende a manter este haru-ki a um nível constante, chega-se ao nível de energia estável (Sumu-ki). Isso pode ser comparado a um peão girando a toda velocidade, à primeira vista, não parece se mover, mas se você jogar um pouco de areia sobre ela, ela vai ser imediatamente expulsa.

Finalmente compreender é iluminação.

…..Na medida em que a energia é concentrada, sem perda, ela se estabiliza e reforça simultâneamente, fazendo com que o praticante possa dominar um adversário. Quando esta energia é mais refinada, eventualmente torna-se clara e forte (saeru-ki), indicando que o praticante do estágio ‘ha’ está pronto para ir ao estágio ‘ri’. As mudanças do estado de espírito, passando da realização da iluminação (satori) para o não-mente (Mushin), significa que o praticante tenha atingido um estado de nobreza e graça em sua esgrima. Pode-se comparar a um campeão de esgrima que se tornou um espadachim realizado.

…..A bravura audaciosa desenvolvida por Miyamoto Musashi é o resultado de treinamento severo na juventude e seu investimento total em sua busca nas artes marciais. Eu acho que essa ousadia se tornou a base do seu ensinamento sobre o “vazio” (ku-no-shinkyo), da mesma forma que antes de se tornar rei é preciso primeiro ter os ingredientes de um conquistador. Musashi certamente ensinou que “o vazio é a presença do bem e da ausência do mal”, mas submeter-se à disciplina e desejo de aperfeiçoamento também são elementos necessários para aprimorar seu espírito. Em nossa prática diária, temos de observar para que as técnicas da nobre esgrima sejam acompanhadas de um forte espírito de luta.

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N.P.P. – Notas Pós Publicação

…..Gostaria de me desculpar por tantos trechos de difícil compreensão, este texto foi realmente complicado de traduzir. Não sou tradutor em qualquer idioma e uso conhecimentos em Kendo e o tradutor do Google.

…..Fico impresisonado com a insistência dos mestres no aprendizado “correto” e na replicação exatada do modelo oferecido. Para dominar algo com plenitude, é necessário antes conhecer profundamente as bases daquilo que é ofertado. Creio que “shu” tenha um pouco a ver com este sentimento.

…..Por favor, não deixe de ler as outras matérias sobre os 8º dan Hanshi:

Palavras do 8º dan Hanshi – Os Três Ki.

Palavras do 8º dan Hanshi #02 – Falsas posturas não impressionam os jurados.

 

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7 comentários sobre “Palavras do 8º dan Hanshi #03

  1. Boa noite. Meu nome é Francisco e estou criando uma campanha interna motivacional na empresa que trabalho. Gostaria de saber se me permite utilizar a imagem contida no endereço https://espiritomarcial.files.wordpress.com/2012/11/kendo_ippon.jpg (O golpe perfeito) para tentar apresentar. Me informe por favor o que eu preciso para poder divulgar essa imagem internamente na minha empresa. Obrigado!

    • Olá Francisco, não vejo problemas. Mas atento que os direitos da imagem não me pertecem, só está no meu blog porque ele tem finalidades informativas e não lucrativas.
      Obrigado pela visita!

      • Olá Obrigado por sua resposta, desculpe não falar antes mas só agora reencontrei o seu site. Sabe com quem posso conseguir os direitos dessa imagem? Obrigado mais uma vez.

  2. Se você tiver o link original dessa imagem seria ótimo pois tentaria rastrear a quem ela pertence. Trata-se de uma campanha interna que quero fazer na empresa, sem fins lucrativos no qual demonstro excelência com imagens. Obrigado mais uma vez.

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