Benefícios do Kendo

…..É muito positivo notar que muitos dos que buscam as artes marciais não estão imediatamente preocupados com o fator “defesa pessoal”, principalmente aqueles mais maduros que já superaram fases adolescentes de autoafirmação. Embora o foco do aprendizado em algum tipo de luta envolva a capacidade de se defender, os contextos de postura filosófica atraem o praticante mais sério a abraçar entusiasticamente sua arte marcial.

…..O Kendo, como opinião pessoal, oferece um diferencial único neste sentido, pois é profundamente enraizado nas virtudes que moldaram a sociedade japonesa como conhecemos – um modelo de civilidade e eficiência. Pois ao centralizar seus ensinamentos no treinamento austero e na postura psicológica rigorosa e decidida, orienta o praticante a contribuir de maneira altruísta em seu meio: família, profissão e comunidade. Onde outras artes se diluem em competições meramente esportivas e instrutores inexperientes, o Kendo se mantém extremamente sólido em seus princípios mais essenciais.

…..Curiosamente, o Kendo não possui absolutamente nada de diferente em relação a outros formatos de artes marciais orientais. Atento ao fato de que “formato” não se refere ao tipo de treinamento, com determinadas armas ou técnicas. Todo Budo oferece a mesma oportunidade de reflexão e aprimoramento das capacidades físicas e perceptivas, contribuindo para melhorar sua postura orgânica e social.

…..É interessante notar como pseudoinstrutores duvidosos ficam desesperados em “vender” os benefícios de sua arte nas mídias, glorificando-as como se fossem algum tipo de “salvação espiritual” arrogante para aquele que adentrar suas fileiras, oferecendo exclusividades que em nenhuma outra arte você poderá adquirir. Sempre avalie com intenso ceticismo uma academia ou arte marcial antes de ingressar, para não ter arrependimentos futuros (mais interessante é notar que tanto este texto quando o blog faz exatamente isso, não? Pense nisso).

…..Creio que o principal benefício do Kendo (e das artes marciais japonesas) é o contato cultural. É possível desenvolver grande identificação com o modo de pensar e princípios filosóficos elevados, ainda que seculares, presentes no espírito humano nos dias de hoje. E dentre infindáveis benefícios de se treinar artes marciais, encontram-se:

.

– um espírito forte:

…..Os modelos de treinamentos em artes marciais derivam de sistemas militares medievais, onde prevalece a ordem, hierarquia e a conquista de objetivos. Para se vencer batalhas, é preciso que soldados sejam bem preparados para as adversidades da guerra, não somente formas eficientes de neutralizar o inimigo, mas também resistência física e psicológica para suportar fome, sede, cansaço e dor. Um tanto em parte por isso, os treinamentos se baseiam na exaustão física dos praticantes, fazendo com que testem seus limites para suportar o calor de uma batalha, de lutas competitivas ou defesa pessoal. Mas o segredo está justamente nessa rotina: para aquele acostumado com condições árduas, não é qualquer obstáculo que vai fazer tal pessoa ficar choramingando ou desistir ao menor sinal de adversidades. Cultivar mente e espírito fortes através do esforço físico intenso faz parte da rotina do praticante, que aprende a focar seriamente seu objetivo e não desviar do caminho até ele.

.

– resistência mental:

…..É um tópico bastante subjetivo de definir, mas consiste em condicionar sua mente ao resultado a qualquer custo. Ilustrando como exemplo, no treino de Kendo sempre são exigidas longas séries de determinados exercícios, esgotando a resistência física do praticante. Porém, quando o corpo estiver no limite e o cérebro constantemente bombardeado de estímulos de cansaço (em alguns casos, até dor) e implorando para cessar o exercício é que o comando voluntário das faculdades mentais deve assumir uma postura inflexível de manter o ritmo até a ordem do instrutor de parar. Garra e força de vontade estão incluídos neste quesito. É realmente difícil treinar este aspecto.

Só mais um pouco.

Só mais um pouco.

.

– melhor tratamento para com os outros e gratidão:

…..Nas artes marciais é dito que não é possível evoluir, aprender corretamente ou se tornar “forte” sem a presença de parceiros de treino e instrutores. Com o passar do tempo, o praticante cultiva habilidades físicas e estratégicas que são desenvolvidas graças a duas instâncias primordiais: o convívio com o Sensei, que proporciona conhecimento e iluminação; e a presença do colega, parceiro ou mesmo rival (e às vezes, o Sensei assume este papel), que oferece o próprio corpo como alvo para prática de técnicas, e ao lutar com você, explora seus pontos fracos para que você possa evoluir e superá-los.

…..Neste contexto, o sentimento que o praticante tem o dever de oferecer é gratidão. Pelas oportunidades, pelas instruções, por estar com pessoas que estão contribuindo para sua evolução como lutador, ajudando a minimizar seus pontos fracos. Da mesma forma, este precioso raciocínio pode ser transportado para o cotidiano fora da academia, onde muitas vezes estendemos a mão ou precisamos de ajuda, em busca de um bom relacionamento com as pessoas, e atingindo harmonização social ao perceber que precisamos sempre trabalhar juntos, compreendendo que sozinho o ser humano é fraco e pouco capaz. Palavras como “por favor” e “obrigado” parecem fazer mais sentido.

Muito obrigado!

Muito obrigado!

.

foco:

…..Um dos fatores motivacionais das artes marciais é a possibilidade do conflito físico para se disputar habilidades. Ironicamente falando, a correção da postura, das técnicas, da estratégia são absolutamente necessárias para “não apanhar”, pois sempre que cometer erros técnicos, poderá receber dolorosos golpes. E nada mais motivador do que não apanhar. Enquanto estiver errando no Kendo, vai, literalmente, “levar na cabeça”.

…..Apesar dos elementos de segurança impostos aos esportes de combate modernos, a busca pela eficiência sempre direcionou os esforços dos mais talentosos e aplicados e treinar objetivando vitórias esportivas ou conquistar graduações concentra o foco do praticante de modo a gerar disciplina física e mental para não se desviar dos seus objetivos: a verdadeira força.

Treine para não levar na cabeça!

Treine para não levar (tanto) na cabeça!

.

– alimentação, hidratação e saúde:

…..O treinamento, principalmente em locais de clima quente, se revela extenuante, mais ainda que em outras artes marciais, dada toda indumentária utilizada no Kendo. Por isso, o organismo sente naturalmente o desejo de hidratação e isto se torna um alerta. Como qualquer atleta, seu corpo precisará repor de forma adequada toda perda de água e sais, contribuindo para uma melhor vigilância da alimentação, justamente por criar a consciência de que um corpo forte e saudável refletirá no desempenho do treino. Alimentação de qualidade e beber muito líquido (que não refrigerantes ou artificiais) contribuem para se tornar um praticante mais forte e preparado.

…..E é muito comum após os treinamentos os colegas e mesmo o Sensei se reunirem para comer, tomar sucos e até uma cerveja, melhorando as interações dos companheiros de treino em um evento social agradável.

Hidratação sempre.

Hidratação sempre.

.

– estado de alerta:

…..Atualmente, a violência urbana é algo que não se pode negligenciar. A qualquer momento, estaremos sujeitos a abordagens de criminosos, principalmente em locais inesperados. Por isso, a vigilância constante do que acontece ao seu redor, sem necessariamente se tornar paranoico, torna-se uma grande arma contra eventuais ataques e abordagens. Atitudes como andar de cabeça baixa, ficar pensando na vida desligado do ambiente, andar de fones de ouvido com som alto, tudo começa a ser repensado. Este instinto é de mais ajuda ainda para adolescentes, que relativamente são dispersos e despreocupados, configurando vítimas perfeitas de meliantes covardes e oportunistas.

.

– tolerância e humildade:

…..Ao orientar um kohai (colega menos experiente), percebe-se naturalmente limitações e dificuldades individuais em diversos aspectos. Certamente, criticá-lo pela falta de coordenação motora ou incapacidade de realizar uma técnica configura falta de respeito, pois isso remete aos seus primeiros dias de treino, onde você certamente não era nenhum gênio da arte, sendo igualmente auxiliado por um colega mais experiente. Enxergar no próximo a si mesmo é uma virtude para exercer a tolerância e o companheirismo, auxiliando colegas a evoluir – e saiba que você também está ganhando com esse comportamento: o humilde sempre será bem visto.

Sempre ofereça uma mão.

Sempre ofereça uma mão.

.

– postura de autocorreção:

…..Tenho observado que é muito comum para qualquer pessoa culpar o “sistema” ou terceiros pelos problemas e dificuldades. Que a vida é difícil ou que surgiram adversidades que atrapalharam. As artes marciais, baseadas em conceitos de guerra, assumem uma verdade extremamente crua da natureza: ou somos capazes ou não. Ou vencemos, ou perdemos. Ou matamos e prosperamos ou morremos e nos extinguimos. E sempre o lado derrotado usa a desculpa que o vencedor era “mais forte”.

…..Neste sentido, ao invés de chorar a derrota, o instinto de estar sempre preparado e DE FATO nos prepararmos para TODA e QUALQUER adversidade, fortalecendo seu espírito, corpo e recursos, pode possibilitar enfim a vitória. É muito importante parar de encontrar desculpas para nossas falhas e limitações e assumirmos o esforço necessário para evoluir, superar nossos pontos fracos e conquistar os objetivos. Nem é tão rígido nem tão complicado: basta fazer com vontade.

Para que procurar uma desculpa?

Para que procurar uma desculpa?

.

percepção estratégica da oportunidade:

…..O treino de combate proporciona técnicas e habilidades para identificar ou criar oportunidades de ataque para derrotar o oponente. Este simples raciocínio é diretamente aplicável quando surgem oportunidades na vida, profissionais ou pessoais, onde é possível investir grande dedicação e energia. Concursos públicos, vestibulares, trabalho, relacionamentos. Tudo o que necessitar uma estratégia, um método e sua execução é beneficiado. Quando não, é possível sondar pelas oportunidades, criando o cenário necessário para agir e controlando o ambiente a seu favor.

.

autoestima e meritocracia:

…..Em tempos e lugares de pessoas “espertonas” e malandras, o quanto de esforço é dirigido para que uma tarefa seja feita apropriadamente? O comportamento que realmente diferencia as pessoas no mundo profissional tem muito a ver com a dedicação e empenho que investem, por mais banais que algumas atividades sejam. Fazer certo pequenas coisas dizem quem é você. Uma pessoa que se dá o respeito de ser dedicada certamente terá seu merecido reconhecimento por feitos de qualidade. E é justamente esse empenho, essa mentalidade de sempre fazer suas tarefas de forma séria e planejada é que permite desenvolver habilidades especiais que pessoas sem dedicação JAMAIS obterão. Então, você pode se orgulhar de seus feitos, o que melhora em muito a autoestima e confiança. Nada como poder olhar para trás, ver uma vida de esforço e SABER que tudo foi feito do fundo do coração, trazendo os melhores e merecidos resultados. É ótimo saber que somos capazes de lidar com as situações e estarmos preparados para elas.

Mereça suas vitórias.

Mereça suas vitórias.

.

autoestima masculina:

…..É até engraçado citar este tópico, mas para os homens, é de extrema importância exercer sua masculinidade através de feitos que impressionem os demais colegas para garantir sua autoafirmação, destacando-se em busca do posto de “macho alfa” de um grupo. O treinamento severo e intenso coloca o praticante em posição de teste: ao cumpri-lo com sucesso, melhora sua autoestima; se fracassar, ela pode despencar. Os treinamentos militares utilizam deste recurso para forçar soldados além dos limites para conseguir realizar tarefas. Este sentimento é presente até mesmo em meninos muito jovens, que testam uns aos outros em atividades arriscadas, colocando sua coragem e reputação em jogo. É muito gratificante, porém, conseguir terminar um treino sem parar para descansar ou fazer corpo mole, transcendendo gradualmente limites de sua resistência física e mental.

…..As artes marciais se revelam uma interessante simulação onde, gradualmente, limites são expandidos, técnica e resistência física são aprimoradas; força, autoestima e confiança, componentes primordiais da masculinidade, são trabalhados de maneira a construir a presença de um homem verdadeiramente seguro de si.

Uma Guerra de Botões.

Uma Guerra de Botões.

laços de amizade:

…..O Kendo é uma prática muito saudável, principalmente do ponto de vista dos princípios e valores pessoais. A bagagem cultural que formou a famosa índole inabalável do samurai se mantém presente nas intenções dos praticantes, que através do profundo desejo de se aprimorarem, trilham um caminho de sinceridade que não permite “atalhos” ou “trapaças”, observando que somente o real esforço traz resultados. Pessoas deste perfil costumam se identificar com os colegas de treino, justamente devido ao ambiente que acolhe aqueles que são esforçados e tem uma visão rigorosa sobre seus valores pessoais. Neste sentido, é gratificante estabelecer contatos e com o tempo, é possível desenvolver grande amizade com os companheiros e o Sensei.

Companheiros, mas amigos.

Companheiros, mas amigos.

.

– um exemplo prático: dirigir

…..O trânsito é fonte de inúmeros problemas, em especial, acidentes e estresse o psicológico. O treino em artes marciais contribui para a leitura de intenções de um adversário, sua movimentação e previsão de cenários. Por isso, o sentido de alerta e a percepção avançada do que ocorre ao seu redor se tornam grandes ferramentas para dirigir melhor e evitar acidentes. O ditado “é preciso saber dirigir por você e pelos outros” nunca se revelou tão verdadeiro aqui. Ajuda a perceber rapidamente e se precaver de motoristas imprudentes e negligentes cujo comportamento irresponsável causa manobras arriscadas ou bruscas, além dos esquecidos que não acionam as setas. Suas ações, mais calculadas, influenciam o ambiente e os demais para o andamento seguro do trânsito.

.

…..De fato, a sociedade brasileira passa por grandes transformações econômicas e sociais, onde a falta de foco educacional pode prejudicar a perspectiva de milhões de crianças e jovens no futuro, desamparados de princípios e valores altruístas em uma cultura que supervaloriza o humor, o desapego e o entretenimento de baixa qualidade educacional.

…..As artes marciais promovem uma busca pela disciplina ou espiritualidade que muitas vezes falta no próprio lar de uma criança ou na vida de um adulto, impondo o conceito de meritocracia: aquele que se esforça com sinceridade realmente tem condições de sobressair. Experimente por exemplo, apenas “comprar” uma faixa preta com pouco tempo de treino, e saia divulgando sua suposta habilidade em uma arte marcial. Quando mais precisar, certamente a falta de esforço cobrará um preço alto por pavonear uma força que não possui.

…..Contudo, seria bastante hipócrita e tolo afirmar que só o praticante de Kendo ou artes marciais diversas teria acesso ou oportunidade de fazer reflexões, ou ser possuidor de disciplina e força de vontade. Educação familiar, religiosa e instintos pessoais também podem direcionar o crescimento e amadurecimento pessoal. Para tais pessoas, o estudo marcial é apenas uma ferramenta complementar muito positiva, que pode ampliar a percepção de fatos e oportunidades.

Misticismo e espiritualidade?

Misticismo e espiritualidade?

.

…..Conheça também as matérias: #Guia para a prática de Kendo e #Como é o treino de Kendo?

______________________

A imagem que ilustra o banner de entrada foi retirada do álbum de Andy Serrano. Conheça seu trabalho aqui.

 

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para: blog.espiritomarcial@gmail.com

8 comentários sobre “Benefícios do Kendo

  1. Sem dúvida, os benefícios são inúmeros. Tenho vontade de começar no kendo há bastante tempo. É uma pena que não haja um dojo aqui em Presidente Prudente…

    T+

    • Olá Fábio,

      Um certo tempo atrás havia um grupo treinando em Prudente sim, mas não sei ainda existe. Em todo caso, vc pode procurar por cidades vizinhas para treinar o verdadeiro Kendo…

      Novamente, obrigado pela visita!

  2. Boa noite! eu gostaria de treinar kendo eu moro na aclimação eu sei que tem uma academia na praça da arvore , e aonde eu compro o shinai??

    • Olá Douglas,

      Antes mesmo de comprar qualquer material, primeiramente vá até o local apenas para VER o treino. Conhecer é fundamental para despertar o interesse. E não compre nada de imediato, os equipamentos são caros e importados.

      Creio que a academia mais próxima de você é o Saga (http://www.sagakendo.com) que está localizado quase ali em frente ao ETAPA da Tamandaré com Galvão Bueno.

      Veja os horários de treino e converse com as pessoas por lá para maiores informações, ok?

      Obrigado pela visita!

  3. Talvez seria também interessante fazer um tópico sobre as “desvantagens” de se treinar kendo pra fazer um contra ponto

    • Interessante ponto de vista, Helton. O que tem em mente?

      • Bem, é um pouco dificil abordar este tema mas acredito que há alguns pontos em comum pra todos como, por exemplo, o preço dos equipamentos, dificuldade de se encontrar instrutores entre outros pontos.

        Pessoalmente, uma das unicas coisas que eu não gosto no kendo é que é uma arte marcial que vc depende de outras pessoas para treinar ou seja, se vc não tiver companheiros de treino tão dedicados quanto vc sua evolução vai ser muito lenta qts vezes já cheguei no dojo com muita vontade de treinar fiquei a ver navios pq ninguém apareceu. É claro que é possivel fazer suburi sozinho todos os dias para polir a técnica mas para desenvolver conceitos mais avançados como seme, kamae forte e o uso dos wazas é imprescindível é outras pessoas.

      • Obrigado, Helton.

        Entendo bem seu ponto de vista. Pensei em falar se o Kendo possui algo de elitista ou dependência sim, é um bom tema para ser abordado futuramente. :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s