Teramoto fala

O Povo de Osaka: O Capitão da Polícia, Shoji Teramoto

…..A seguinte matéria é uma rápida tradução de um artigo de jornal sobre o famoso Shoji Teramoto. O artigo foi publicado na edição de Osaka do Mainichi Shinbun (O Jornal Diário) de 18 de Janeiro de 2011. A foto é de George McCall e foi tirada no Osaka Budosai em 2008. Teramoto é o da esquerda).


A autoridade se pronuncia: a jornada pela busca da força

…..“Kendo não possui um ponto de chegada ou destino final”.

…..Atuando como capitão da seleção japonesa no Campeonato Mundial de 2009, ele conquistou o topo nas categorias individual e por equipes. Mesmo agora, contudo, ainda busca polir seu espírito, técnica e corpo: o capitão do time especial da Polícia de Osaka, Shoji Teramoto (35).

…..Em 30 de Agosto de 2009, em São Paulo (S. Bernardo do Campo na verdade), Brasil, o time japonês venceu o Campeonato Mundial de Kendo por equipes. O capitão do time Teramoto abraçou um colega de equipe e chorou em seu ombro. “Não é fácil ser o capitão. Ao invés de alegria, sinto alívio por conseguir ter cumprido com minhas obrigações.”

Teramoto assediado por fãs brasileiros.

…..Do primeiro campeonato mundial até anterior ao do Brasil em 2009 – em Taiwan 2006 – o Japão nunca falhou em vencer (venceu nos individuais masculino e feminino, bem como por equipes no feminino. Os homens foram derrotados pelos EUA nas equipes e tiveram que se contentar com o terceiro lugar).  Em um momento que o desempenho do time japonês recebia muitas críticas, Teramoto foi selecionado como capitão.

…..Teramoto nasceu em Abril de 1975 em Kumamoto. Na época seu pai (66) trabalhava na construção civil e sua mãe (60) era dona de casa. Impressionado quando viu um primo treinando Kendo, iniciou seus treinos no primeiro ano do ensino básico (aos 6 anos de idade). Tendo que arcar com os custos dos materiais e mensalidades, seu pai disse com um tom pessimista “Se for para treinar kendo, faça-o seriamente. Não faça isso com ‘meio coração’ para então desistir!” Desde o começo, Teramoto decidiu dar seu melhor no Kendo, e ainda mantém as palavras de seu pai junto de seu coração.

…..Em 1998 ele entrou para a força policial. Com 1,83 metros de altura e um corpo avantajado, o instrutor de Kendo (da elite policial de Osaka) percebeu um futuro promissor e resolveu trazê-lo para a equipe. Comparado a outros membros do time que venceram inúmeros campeonatos juvenis e universitários, ele tinha um passado nada notável e era um completo desconhecido.

…..“Eu deixei meus pais na minha cidade natal, e decidido, me alistei. Não queria encerrar minha carreira no Kendo apenas como ‘mais um’ kenshi.”

…..Com este sentimento ele se tornou um “keiko mushi” (um termo usado no Japão para designar aquele que treina excessivamente em diversos lugares diferentes). Teramoto tentava encontrar algum tempo livre para ir treinar em alguma outra academia sempre que podia. O comandante do esquadrão na época – Yoji Ishida – reconheceu que Teramoto estava se questionando profundamente em como se tornar cada vez mais forte.

Teramoto vence o AJKC. Cortesia de Caleb Crane.

…..Teramoto venceu o All Japan Kendo Championships. Em 2006 e 2007 ele integrou a equipe de Osaka que venceu o campeonato da polícia por dois anos consecutivos. Desde 2008 ele se tornou capitão mas já se falava em sua aposentadoria, uma vez que atingiu a idade (aos 34 anos, os oficiais da elite se aposentam). Contudo, Teramoto desejava “se tornar mais forte”. “Desejo mostrar isso (nas lutas).” Reconquistar o título de campeão no torneio da polícia é seu objetivo para este ano. Com a mente em vencer – “Desejo beber um delicioso sake (após vencer)”! – a preparação para este ano já começou.

…..Ele vive com sua esposa (Mai, 35, que conheceu no clube de Kendo da polícia), sua filha Suzuna (8) e seu filho Takeyori (4). Em sua vida contidiana, houve uma mudança benvinda: sua filha Suzuna, que sempre dizia “Não quero treinar Kendo” subitamente mudou de ideia e disse “Eu quero treinar Kendo”. “Antes dela mudar de ideia de novo, eu comprei todo o equipamento”,  disse Teramoto, e – por um momento – sua face de kenshi se mostrou como a face de um simples pai de família.

Fontes

毎日新聞。「なにわ人模様:府警剣道部主将・寺本将司さん」。2011年1月18日近藤大介。
A versão online deste artigo em japonês pode ser lida aqui.

A publicação em inglês da entrevista é creditada a Kenshi247 e pode ser lida na íntegra em: http://kenshi247.net/blog/2011/01/21/osaka-police-captain-teramoto-shoji/

___________________________

Notas Pós Publicação.

…..Apesar de falar muito em “vitória”, é importante perceber o contexto de que Teramoto é um praticante da mais alta elite mundial. Seu discurso não é diferente de qualquer atleta mas existem aspectos que tornam a prática do Kendo única. Perceba isso no seguinte vídeo, uma aula para crianças com Naoki Eiga e Shoji Teramoto:

Tradução:

…..“Eu estava observando a todos e percebi que a qualidade da voz do início se tornou muito diferente no final.  Também prestei atenção no conselho de Eiga Sensei: “Miyou mimane” – aprender com o exemplo alheio através da observação de seus atos. É importante imitar. ‘Eu quero ser desse jeito!‘ Eu tenho treinado Kendo dessa maneira até hoje e ainda sigo este conselho.”

…..“Se você pensar ‘oh, esta pessoa parece ser um bom exemplo‘, então observe-a. Isso é chamado ‘Mitori-geiko’ (“assistindo” um treino e percebendo as qualidades de um lutador que considera bom). Assista-o com a mente pura (sem julgá-lo). Existem pessoas fortes e fracas, e todas elas possuem algo que você pode não ter. Como encontrar? Como adquirir isso? Pense e veja com seus próprios olhos. Se você pensar ‘está certo‘ ou ‘está errado porque esta pessoa é mais fraca que eu‘, seu aperfeiçoamento termina aqui.”

…..Eu desejo ficar muito mais forte”, ou ‘desejo estar em um nível mais avançado‘. Então você deveria dar o seu melhor e ouvir o Sensei. E os outros? Você deveria perguntar a um amigo e copiar os pontos positivos das pessoas. Eiga Sensei nos mostrou exemplos hoje, e eu os absorvi para mim também. Você pode fazer mais. Com sua mente pura. Leve isso para casa e pratique.”

…..“Então, você pode pensar ‘não consigo fazer isso!‘ O que você não consegue? Se você não encontrar um modo, não conseguirá fazer nem o básico. É claro, você não poderia. Contudo, baseado em sua observação, você pode encontrar um jeito de como chegar lá. Por exemplo: ‘Como eu faço a movimentação de pés?’ ou ‘deveria balançar mais o shinai?‘ Perceba, o que é mais importante para resolver os problemas? Suburi é importante. O que é significativo? Sua voz é.”

…..“E quando você estiver em casa de novo, pode treinar suburi, falar em voz alta e imitar os pontos positivos das pessoas. Com isso, você pode encontrar um grande número de técnicas e desenvolvê-las. Para desenvolver melhores técnicas, o fundamento é essencial. Uma vez construído o fundamento, muitas possibilidades se abrirão. Tudo virá de sua mente. Mente pura e grata.

…..“Agradeça os amigos que são seus parceiros hoje e seus pais que os trouxeram aqui. ‘Obrigado‘. Se você puder usar a palavra ‘obrigado‘, você pode crescer mais e sua amplitude de conhecimento se tornará muito mais ampla. ‘Oh, não tinha percebido que havia tantas possibilidades.‘ Tudo é mente pura e gratidão.”

…..“Isso é o mais importante no Kendo. Ser bom nas técnicas ou se tornar mais forte, não é o propósito. Possuir uma mente pura e cheia de gratidão é o mais importante. É o que te fazer cada vez mais forte no Kendo. Não tenho dúvidas disso. Se você tiver um pensamento raso e achar que ‘é a mesma coisa de muitas formas‘, ‘teria o mesmo resultado mesmo que não me esforçasse tanto’ ou ‘tenho meio próprio jeito de treinar Kendo‘, seu aperfeiçoamento termina aqui.”

…..“Gratidão. Mente pura. Vamos lá! Entenderam?” (Estudantes) “Sim senhor!”.

…..Esta tradução é uma gentileza de 6shige9. Veja na íntegra aqui.

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para blog.espiritomarcial@gmail.com ou deixe seu comentário!

2 comentários sobre “Teramoto fala

  1. Muito boa a matéria e os ensinamentos pregados neste discurso do Teramoto sensei são, no mínimo, esclarecedores e inspiram a querer alcançar mais, sempre com humildade e esforço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s