Torikeshi

Em Kendo, a presença enaltecida do respeito ao adversário é um fator que causa algum estranhamento em especial no momento da luta, onde o adversário deve ser sobrepujado, mas somente através de um código de ética e conduta particular considerada ‘correta’, transmitida no treinamento.

Muito mais que vencer, a maneira como se deu o golpe final é de suma importância para o entendimento dos princípios fundamentais desta arte, que transcendeu técnicas de matar para uma empreitada de autoconhecimento.

Atitudes comemorativas como as vistas em competições de esgrima e Judo são impensáveis e severamente criticadas pelos praticantes de Kendo, justamente por envolver uma possível humilhação ao adversário, que também protagonizou a intensa experiência que levou um deles à vitória.

Judo

Um dos vídeos mais conhecidos de Kendo é sobre um campeonato intercolegial japonês, onde persiste um forte clima de rivalidade entre as equipes e é observado com cuidado pelos mestres e organizadores. Os jovens podem se exceder no calor do combate e ter atitudes consideradas impróprias que não condizem com os princípios da arte.

No vídeo a seguir, o jovem capitão do time branco faz o que os japoneses chamam de Guts Pose após marcar um ponto de empate: um gesto de balançar o punho cerrado em comemoração. Imediatamente, os árbitros se reúnem e retiram o ponto ganho, em uma ação chama torikeshi (anulação).

.

No entanto, em um campeonato exclusivo para mestres de 8º dan, a cena aparentemente se repete. Veja o vídeo acima e tire suas conclusões.

Temos algumas possibilidades:

Opção 1: os árbitros não viram o movimento;

Opção 2: o movimento foi visto mas dada a graduação dos envolvidos (8º dan), não puderam remover o ponto – podemos concluir que não se chama a atenção de praticantes deste nível;

Opção 3: o movimento não é guts pose, sendo que a interpretação contrária gerou esta polêmica.

De qualquer maneira, é uma oportunidade para se pensar no assunto.

Segue o vídeo da luta completa:

.

.
E um segundo exemplo de torikeshi, porém, não é possível verificar o motivo da anulação do kote. Mas percebe-se o quanto o combate é disputado e em casos assim, é possível ser dominando por uma euforia revanchista intensa, talvez gerando alguma distorção do comportamento ideal no shiai.

.

.

__________________________

N.P.P.

É muito importante considerar que esta matéria, em sua essência, está sendo desrespeitosa com mestres de grau máximo (e demais envolvidos filmados), pois também é ensinado em Kendo que comentar e julgar ações e lutas alheias fere a ética da arte. No entanto, para propósitos de reflexão e análise, creio ser necessário quebrar certos tabus em nome do aprimoramento pessoal. Tanto bons quando maus exemplos devem fazer parte de nossas experiências. E como é mais do que óbvio, ninguém é perfeito – o que não quer dizer que não devemos lutar para melhorar.
.
.

_____________________

O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para: blog.espiritomarcial@gmail.com ou deixe seu comentário!

Postado em 24 de Janeiro de 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s