Competindo em Iai

…..Como formatos de treinamentos e motivação, as artes marciais têm buscado em competições esportivas um estímulo para o aprimoramento de seus praticantes, além de visibilidade e crescimento para atrair novos adeptos e entusiastas para a modalidade.

Faixa

1° Campeonato Brasileiro de Iaido. Foto: Carlos Fernando.

…..Seguindo tal premissa, foi realizado em S. Bernardo do Campo, no dia 06 de Julho de 2013 o 1º Campeonato Brasileiro de Iaido, marco histórico para os praticantes, uma vez que a arte marcial está tomando forma no país, através dos esforços da Confederação Brasileira de Kendo e academias locais. Um evento oficial, reconhecido internacionalmente.

…..As competições nesta modalidade se apresentam na forma de exibição de kata, desempenhados por dois competidores individualmente, e julgados ao final por três árbitros qualificados. E aqui, as exigências são impressionantes para que os atletas busquem o aperfeiçoamento e demonstrem excelência técnica nos combates.

…..Em Iaido, não se luta contra um adversário físico. Os kata são simulações de situações de combate, no qual o praticante deverá realizar uma série de técnicas e movimentos de acordo com o padrão exigido pela Zen Nihon Kendo Renmei (um dos principais órgãos controladores da modalidade no Japão e no mundo, incluindo Brasil), demonstrando principalmente, consciência de um adversário imaginário presente, além dos exigentes rituais de reverência em sua entrada no shiaijo (quadra de luta) e também em sua saída. É imperativo não só o conhecimento, mas o domínio das normas técnicas da ZNKR para uma boa apresentação, figurando dentro de um contexto considerado “correto”.

Competidores em apresentação.

Competidores em apresentação.

…..Uma das características que tornam a competição em Iai única é a consideração menor com o adversário presente. Em termos práticos, é impossível dedicar atenção na apresentação dele, sob enorme risco de se perder na própria. Entendido isto, o verdadeiro adversário passa a ser você mesmo, cujos erros e acertos serão contabilizados para a avaliação final. Precisão, concentração e foco precisam ser extremos.

…..Para o 1º Campeonato Brasileiro de Iaido, os praticantes foram divididos em três categorias mistas (incluindo homens e mulheres, sem limite de idade):

– aspirante e 1º kyu (aproximadamente 20 pessoas);

– 1º dan (aproximadamente 20 pessoas) e;

– 2º e 3º dan (aproximadamente 10 pessoas).

…..Em função do tempo disponível para o evento, os competidores demonstraram três kata do Seitei Iaido. Um grande desafio para a arbitragem na categoria kyu, pois a escolha dos kata era livre para que cada competidor se expressasse com mais liberdade, apostando no seu melhor. Para as demais categorias, foram fixadas formas específicas.

…..O evento foi marcado por lutas acirradas, mas com grande respeito entre os competidores. Os árbitros desempenharam julgamentos claros e sem maiores dificuldades, com raros momentos para discussão (gougi), demonstrando grande eficiência e transmitindo segurança aos competidores. O funcionamento das quadras foi extremamente orgânico e fluiu de forma exemplar, graças aos voluntários, encerrando o evento pontualmente dentro de seu prazo. A competição em Iai tem imensa vantagem em relação a outras modalidades, pois é exatamente no mesmo formato que os exames de graduação, criando um cenário propício para a autocorreção técnica e atualizar seus conhecimentos.

Começa e termina com reverência e respeito ao adversário.

Começa e termina com reverência e respeito ao adversário.

…..O Iaido no Brasil está amadurecendo, onde grupos espalhados pelo país têm treinado seriamente e cada vez mais pessoas estão se graduando nos exames periódicos. Os esforços dos Sensei responsáveis são louváveis, viajando constantemente para orientar os praticantes, sem qualquer retorno financeiro. Os seminários e simulados oferecidos pela Confederação ajudam e impulsionam o desenvolvimento técnico dos praticantes. Também é importantíssimo ressaltar que a grande maioria dos participantes do campeonato era de não-descendentes de japoneses, observando o grande interesse que a modalidade desperta no país.

…..Fica aqui a homenagem para todos os organizadores, mestres e estudantes do Iaido brasileiro, que tornaram possível este marco para a arte marcial no nosso país.

1° Campeonato Brasileiro de Iaido

Foto oficial ao final do evento.

Yagi, Felisardo, Mattos e Yamauchi.

Yagi, Felisardo, Mattos e Yamauchi.

Categoria 2º e 3º dan.

Categoria 2º e 3º dan: Yoneda, Pereira e Cavalcanti.

.

[ RESULTADOS]

Categoria aspirante até 1º kyu

Campeão: Marcio Felisardo (Rio)

Vice: Yuji Yamauchi (Bunkyo)

3º: Mariana Mattos (Rio)

.

Categoria 1º dan

Campeão: Benjamim Yagi (Bauru)

Vice: Marcelo Haafeld Silva (ABK)

3º: Gustavo Rodriguez (ABK)

.

Categoria 2º e dan

Campeão: Eduardo Pereira (Rio)

Vice: Adrian Yoneda (ABK)

3º: Alexandre Cavalcanti (Rio)

 _______________________________________

Não deixe de conhecer as matérias relacionadas:

#Academias de Iaido no Brasil

#Iaido

#O que espera obter da prática de Iai?

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para: blog.espiritomarcial@gmail.com

8 comentários sobre “Competindo em Iai

  1. Ótimo texto ,Shiro. Gostei bastante do blog como um todo. Traz um conteúdo abrangente sobre os temas, de maneira imparcial e objetiva. Parabéns pela iniciativa. E parabéns mais uma vez pelo resultado na competição.
    Abraço

  2. Faltou postar o resultado do Campeonato Shiro! Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s