Livros sobre Kendo no Brasil

…..A busca pelo aprendizado não reside apenas na esfera técnica e na prática. Embora atividades físicas despertem e condicionam a consciência corporal, é imprescindível que haja uma base teórica bem orientada para guiar a jornada do aluno de artes marciais.

…..É absolutamente normal que o iniciante esteja ávido por informações e dicas de como se portar e conduzir seu treinamento. E embora o convívio dentro da academia auxilie gradualmente no esclarecimento, julgo necessário que o estudante bem intencionado e dedicado pesquise por conta própria os aspectos de sua arte marcial, pois nem sempre é possível que seus veteranos ou instrutores conheçam detalhes históricos e filosóficos, ou ainda que não haja tempo hábil para discussões em aula. Muitos mestres preparam aulas especiais no formato de palestras ou isso é delegado para as entidades oficiais, oferecendo seminários e eventos similares para preencher algumas lacunas teóricas.

…..Apenas é necessário salientar que, na era da internet, muito conhecimento está disponível ao alcance, mas é difícil e um tanto improvável, ao iniciante encontrar e reconhecer materiais e referências adequadas, e de fontes realmente confiáveis. Leva-se em conta que qualquer pessoa pode ter uma página na internet e escrever nela o que desejar, seja isso verdadeiro ou não. E o mesmo raciocínio se aplica aos livros: é apenas uma mídia mais cara de ser realizada, mas nada garante que o conhecimento ali é verdadeiro: basta pagar para publicar um livro.

Assim, antes de qualquer pesquisa, busque orientação do instrutor ou dos veteranos graduados na seleção de materiais teóricos para leitura.

…..No Brasil, existem alguns bons livros publicados para o público amante das artes marciais. Geralmente, eles contêm ensinamentos de base para induzir o leitor praticante à correção de pequenos maus hábitos. Em outros, pesquisas históricas sobre civilizações guerreiras que se tornam fonte de inspiração. Livros específicos para Kendo no Brasil são raros, daí a importância de um guia que tente qualificar a obra e sua eventual relevância para os praticantes. A seguinte relação de livros não é exatamente uma lista estilo “os melhores”, apenas comenta alguns exemplares disponíveis nas livrarias atualmente e são interessantes para o praticante de Kendo. Sua classificação e “crítica” ficam ao critério da administração do blog, que deve ser ressaltado, não se trata de algo formal ou profissional, sendo composto apenas por rápidas resenhas. A ordem dos títulos a seguir não tem a ver necessariamente com sua importância ou relevância.

.

A Arte do Kendo e Kenjitsu – Darrel Max Craig

.

Kendo: O Caminho do Espada – de Yashiro Yamamoto

.

A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen – Eugen Herrigel

 

Bushido

Bushido – Alma de Samurai – Inazo Nitobe

.

– O Coração do Kendo – Darrel Max Craig [aguarde resenha]

– Peregrinos do Sol – Luiz Kobayashi [aguarde resenha]

 

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para blog.espiritomarcial@gmail.com ou deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s