Benefícios do IAIDO

As artes marciais promovem amplos benefícios que estão além de mero condicionamento físico ou a presença imediata da luta e manuseio de armas, trabalhando progressivamente o cuidado e dedicação que o estudante tem com o desenvolvimento de suas habilidades.

Em sequência da matéria #Benefícios do Kendo, este texto se propõe a apresentar algumas caraterísticas trabalhadas em IAIDO, que oferecem aprimoramento de certos sentidos e que não diferem tanto daquelas observadas no KENDO. Entretanto, é uma abordagem complementar, visto que existem ao mesmo tempo, diferenças e similaridades entre as artes.

Ogura Sensei IaidoMas para entender ao menos superficialmente, é preciso observar algumas das características do Iaido como arte. Sua prática exige que se imagine um ou mais adversários atuando em uma determinada distância, e sua reação depende única e exclusivamente das ações deste agressor imaginário (mas existem também técnicas avançadas treinadas em dupla, com um oponente presencial). Parece simples descrevendo mas somente estudantes mais avançados conseguem construir mentalmente uma presença virtual em detalhes como distância, intenção, respiração e expressão facial, criando uma leitura dessas ações, o que desencadeia o processo de reação no kata.

Para tanto, inicialmente deve-se conhecer em profundidade os significados dos movimentos do kata, de que modo e em que timing devem ser executados, o que já estimula a vontade de estudar um tema interessante. Ainda mais quando é imprescindível dominar tal conteúdo teórico, para que resulte em uma ação física adequada que poderá ser eventualmente julgada em público, onde nos motivamos a dar nosso melhor.

To-rei

O cerimonial japonês merece destaque, pois é parte determinante em exames de graduação e campeonatos. Chamado To-Rei, envolve uma movimentação ritualizada, suave e precisa, que deve ser ensaiada insistentemente, pois ali já é possível desvendar certos aspectos da técnica do estudante. A maneira como se abaixa, se ajoelha, coloca a espada na cintura; cada procedimento envolve um protocolo próprio que exercita essencialmente paciência e contenção da ansiedade, em especial pela concentração que exige. Imagino que isso possa refletir de alguma maneira em pessoas com problemas cardíacos ou nervosos, desenvolvendo gradualmente controle emocional e calma nas situações do cotidiano.

A execução das técnicas é bastante variada, sendo que em diversos momentos isso é lento, suave, em outros, rápido e com definição. Por isso, a coordenação motora precisa estar alinhada em grande sincronia com o jeito considerado correto de cada escola. Dada quantidade de repetições dos treinos, o refinamento cria a consciência da importância da tentativa atenciosa de qualquer tipo de empreendimento, onde detalhes, pequenos detalhes podem fazer a diferença entre vitória e derrota.

Pessoas com problemas em sua coordenação motora tem grandes ganhos com artes marciais, principalmente pela exigência em movimentar braços, pernas e o resto do corpo de forma eficiente e unificada. Mesmo que avançando um pouco mais lentamente que os demais colegas de academia, aqueles com certas dificuldades tem seu ritmo, e sobretudo, alguns graus de sucesso podem ser considerados maiores que outros.

A prática quase ritualística do Iaido condiciona a mente a protocolos, que orientam a execução de suas ações de forma mais lógica, econômica e eficiente. Isso é diretamente aplicado na organização do cotidiano, como arrumar seus pertences, fazer a limpeza de casa, estruturar procedimentos de trabalho ou estudo, revendo pontos de sua rotina em geral que resultem em desperdício ou falta de eficiência.

Toda insistência cria tolerância para repetição de tarefas que são necessárias, mas nem sempre nós fazemos. Desliga a luz de um cômodo toda vez que sai dele? Guarda chaves no lugar certo? Esquece pertences antes de conferir se está com eles? São exemplos básicos de preocupação com pequenas coisas, que se refletem no polimento das grandes.oroshi

Existe um grande desejo de aperfeiçoamento, pois é um estilo de arte marcial diferenciado que depende muito mais da própria vontade de aprender por si, do que quando troca golpes em combates contra adversários, onde pode ser fortemente sobrepujado. Aqui, você é seu único adversário e sua evolução depende do cuidado que investe nos seus movimentos e conhecimento.

Quando orientado apropriadamente por um Sensei, a imersão cultural ocorre através do estudo da história do Iaido, em especial, seu koryu (escola tradicional antiga) de escolha, que mostra uma faceta do pensamento oriental em muitas conversas, contos e ‘filosofia’.

Um dos fatores mais aclamados em Iaido é o desenvolvimento da percepção do ambiente, devido às exigências teóricas dos kata, cuja essência reside na observação atenta da intenção e movimentos de um adversário imaginário, prevendo o cenário da agressão, e reagindo no momento oportuno de forma decisiva e controlada. Tal virtude é de imensa importância por exemplo no ambiente de trabalho onde a percepção de causa-e-consequência revela ações que reverberarão em resultados ou situações que podem ser previstas com algum grau de precisão. E assim, prejuízos podem ser evitados.

Caso deseje se federar, existem seminários exclusivos que tratam do aprimoramento técnico, observado por professores graduados acima de 4º dan. Em Iaido, não existe o combate físico propriamente dito, e na forma de contato total como no Kendo (para o qual se exige protetores especiais). Por isso, é uma prática introspectiva cuja competição é uma ferramenta de avaliação mais pessoal e sua capacidade de aliar o conhecimento teórico com sua aplicação em movimentos coordenados e fluidos.

O convívio social nos seminários e campeonatos reforça laços entre colegas e se estendem por academias, principalmente em ocasiões de descontração, como jantares e biirudo. Mas sem deixar de ser um treinamento sério.

E de forma quase mística, podemos assumir que a espada é um instrumento esotérico que serve para cortar o ‘mal’ dentro de nós mesmos.

_____________

O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para: blog.espiritomarcial@gmail.com

Postado em 20 de Fevereiro de 2015.

9 comentários sobre “Benefícios do IAIDO

  1. Muito bom! Parabéns pelo texto e tenho certeza que ajudará leigos que pretendem entrar no mundo das Artes Marciais, neste caso mais especificamente falando, o Iaido.

    • Olá Alexandre,

      Muito obrigado pela força! Creio que infelizmente texto algum poderá explicar uma experiência real mas espero contribuir um pouco com minha vivência. Sempre procurei por informações mais detalhadas em inglês e português e sei como é raro encontrar grupos que tem a orientação adequada e verdadeira sobre as artes da espada japonesa no Brasil. Por isso, ajudar a divulgar o Kendo e Iaido de forma honesta, em linguagem mais acessível e menos técnica possível se tornou um hobby e uma satisfação.

  2. Em um treinamento, um Sensei Hachi-Dan japonês descreveu aos participantes como via a prática de Iaido. Disse ele que, antigamente, o Iaido tinha a o intuito de cortar pessoas e vencer lutas e batalhas. Hoje em dia, o intuito continua de cortar e vencer lutas e batalhas: cortar e vencer seus defeitos, problemas, lutas e batalhas internas. Por isso, aconselhou que, ao praticar o Iaido, em cada movimento de cada Kata, devemos nos imaginar no lugar do adversário, cortando, desta forma, nossos próprios defeitos e problemas, lapidando nosso espírito e corrigindo nosso caráter, nos tornando uma pessoa melhor a cada treino.
    Este, para ele, é o intuito primordial da prática do Iaido nos tempos de hoje.
    Desde então, esse é a finalidade que tento atingir em cada treino de Iaido que faço.

    • Olá Alexandre,

      Excelente propósito! Sem dúvida, treinar IAI é uma excelente fonte de autocorreção. O desejo de se aprimorar reside em cada um de nós, só precisamos encontrar os meios certos para exteriorizá-lo! E nas artes marciais, este é um caminho certo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s