O que espera obter da prática de Iai?

…..“A prática do Iaido sem dúvida oferece incontáveis benefícios em termos físicos e mentais. Mais do que princípios de uma arte marcial, o elemento cultural que nela reside permite ao estudante identificar aspectos de auto aprimoramento segundo uma metodologia estrangeira que pode ser considerada um modelo de sucesso, não só marcial mas social e até mesmo empresarial.

…..A imersão cultural é fascinante, visando uma tradição guerreira de séculos, inalterada pelos esforços de dirigentes, mestres e entusiastas, pois ao manusear um instrumento de morte, é possível vivenciar toda a debilidade e fragilidade dos esforços efêmeros que realizamos em vida. Assim, o instinto de sobrevivência se mantém ativo e direciona tais esforços em um caminho de edificação, a partir de uma sólida base.

…..Ao se estudar a leitura mental e corporal do inimigo imaginário, entende-se que a natureza da ação e reação é determinada pelo ki. Decisões de como proceder em situações críticas devem ser fruto de um planejamento prévio gerado pela percepção do ambiente e do comportamento daqueles ao seu redor. E ao se tomar decisões, estas devem ser limpas, eficientes e fulminantes, com dignidade, elegância e imponência, da mesma forma que os cortes dos kata.

…..A aplicação técnica dos movimentos do Iaido é tangente à movimentação no Kendo, em especial a empunhadura, o momento do corte e a preparação para o momento de ataque. O estudo de um permite o melhoramento de habilidades em outro.

…..Embora não exista um “objetivo” como meta, é possível identificar aspectos interessantes de acordo com o tempo de experiência em uma arte marcial e talvez este sentimento de descoberta seja aquilo que impulsiona o estudante na prática do Iaido. Conquista de graduações não deve ser o foco, elas são mera consequência de um trabalho cuidadoso e austeramente elaborado. Mas a cada degrau avançado, a mentalidade deve se expandir para novas possibilidades e aplicações do conceito de Iai no dia a dia. E mais importante do que as razões anteriormente citadas, é a satisfação em treinar, pura e simplesmente.”

…..Esta foi, aproximadamente, minha resposta para uma das perguntas que caíram no exame teórico de Iaido para a graduação de 1º dan, realizado durante o XXX Campeonato Brasileiro de Kendo de 2012. Honestamente, a única resposta que veio à mente quando li a pergunta seria “porque sim”. Afinal, não tenho “objetivos” em praticar artes marciais, e não saberia dizer se uma resposta como essa seria interpretada como egoísta ou insuficiente. Então, ao analisar um pouco as características do Iai, surgiu esta resposta. Difícil fugir dos clichês, não?

…..Exame prático em Iaido para graduação shodan (1º dan). O nervosismo foi maior que o esperado, criando erros muito banais em diversos momentos, compromentendo a expectativa do desempenho (sou o de preto no primeiro plano). Mesmo assim, foi possível ser aprovado. Aliás, todos os candidatos para ikkyu (aspirante) e 1º dan foram aprovados neste exame, contabilizando aproximadamente 50 pessoas no total. Sinal muito positivo para o crescimento da modalidade no Brasil.

.

Mais um exame de colegas, também para 1º dan

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para blog.espiritomarcial@gmail.com ou deixe seu comentário!

4 comentários sobre “O que espera obter da prática de Iai?

  1. Shiro, muito lindo os movimentos. Obrigado por compartilhar os vídeos. Grande abraço.

  2. Excelente post! A profundidade na resposta mostra o entendimento do Iai muito além de arte marcial. Parabéns, *****!

    • Olá Gabriel,

      Obrigado. Não sou fã de respostas “curtas e grossas”. Sinto que assim falta vontade de buscar conhecimento em profundidade e isso se reflete em todos os textos aqui. Espero que tenha gostado e agradeço a visita! :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s