O Jodan de Chiba Masashi Sensei

…..Um dos maiores expoentes do jodan-no-kamae do Kendo mundial é Chiba Masashi Sensei, 8º Dan Hanshi, que dispensa apresentações no meio. Esta é uma entrevista onde ele comenta sua atuação, um pouco dos métodos de treinamento e técnicas para auxiliar aqueles que tem interesse em conhecer a postura. Observa-se aqui que ele possui certo receio sobre o aprendizado meramente teórico sem a orientação de um especialista, apesar de colaborar com materiais introdutórios ao treinamento.

…..Campeão por 3 vezes no campeonato nacional japonês, e no alto da popularidade do jodan,  Chiba Masashi Sensei foi o competidor que, usando o kamae (postura), mais se destacou. Nós perguntamos a ele quais pontos importantes, bem como são as técnicas, únicas de Chiba Sensei, que nasceram desta experiência.

Chiba Sensei em seminário na Itália. Cortesia de ARK.

.

Treine ambos, chuudan E jodan!

…..Mesmo Chiba Sensei, um dos melhores conhecedores do jodan do Japão, tem não deixa de praticar em chuudan. “O chuudan é, ainda, a base do Kendo, nós não podemos negligenciá-lo no treinamento. Eu acredito que é fundamental assumir jodan apenas depois de se firmar bem em chuudan.”

…..“Fui questionado pelos meus antigos mestres, ‘por que você está em jodan, se você não consegue fazer um chuudan correto’? Chiba Sensei tentou assumir jodan no seu terceiro ano colegial, e mesmo assim, usava jodan só após ter um ponto de vantagem no shiai (combate).

…..“Contudo, recentemente, o número de competidores assumindo jodan assim que entram no colegial tem aumentado, e é uma tendência a aumentar, em um sintoma inevitável do atual Kendo no colegial (japonês)”.

…..No tocante disso, Chiba Sensei diz: “Existem diferenças individuais de acordo com o grau de execução, então é impossível fazer declarações, mas crianças deveriam realmente aprender o chuudan corretamente antes de atingir a idade do colegial. Primeiro, dominar os princípios básicos do chuudan, entender o que é o kamae, só então avançar para jodan.”

…..“Aqueles que assumem o jodan no colegial o fazem apenas porque as técnicas de contra-ataque ao jodan são (consideradas) desconhecidas, e isso parece facilitar a vitória em um shiai, mas é tolice”, afirma. Foi no segundo ano da Polícia Metropolitana de Tóquio que Chiba Sensei começou a usar seriamente o jodan.

…..Suas brilhantes conquistas nem precisam ser mencionadas, mas ele não treinou o jodan sozinho. “Se você imagina que eu assumi jodan sem treinar chuudan, digo que não foi assim. Eu estudei chuudan, mas também aprendi jodan. Eu acho que é melhor estudar ambos, em paralelo.” De fato, Chiba Sensei obteve todas suas graduações em chuudan.

Katate-men

Katate-men

.

Uma atitude positiva em relação ao aprendizado é se empenhar quando você não tem um instrutor.

…..Aprender jodan é, antes de tudo, uma condição essencial para alguém treinar Kendo. “Como em jodan o tsuki, do e kote estão bem abertos, você realmente deve estar com o espírito forte. Como sugerido pela mentalidade de “vencer pelo ai-uchi”, você não pode assumir o jodan sem estar preparado para ser cortado pelo seu oponente. O espírito do jodan é superar o espírito de seu oponente, a partir de cima (literalmente), e vencer pelo ai-uchi (quando ambos golepiam simultaneamente, mas geralmente somente um atinge o adversário). Jodan é mais adequado para aprender este estado de espírito inabalável”.

…..Gente assumindo jodan sem muito compromisso é uma preocupação, mas instruir inadequadamente também é. Em algumas universidades, não existe sequer um instrutor capacitado de jodan. “Eu acho esplêndido que este projeto (uma série de artigos de jodan) tenha sido elaborado em função daqueles que não tem um instrutor que pode ensiná-los corretamente”.

…..“Contudo, eu imagino se não existe um problema para o aprendiz. Se você gostaria de estudar jodan, venha a mim, ou consulte um Sensei que luta em jodan, e treine. Eu não tenho certeza do que fazer com aqueles que não fazem dessa forma, e tentam de alguma forma aprender jodan lendo livros”.

…..“Existem muitas pessoas que não vão a lugares como indiquei e estão contentes em declarar sua falta de conhecimento em jodan, mas eu não sei… mesmo agora eu tenho um aluno da Universidade Chukyo que veio especialmente me ver e pedir para que ensine o jodan”. Aliás, é de conhecimento geral que em recentes revisões das normas de luta, o munezuki (estocada no peito) contra jodan não é mais um ippon válido.

…..Quando Chiba Sensei era participante dos campeonatos nacionais do Japão, no alto da prosperidade do jodan, havia no ar uma idéia de que “se você assumir jodan, você vencerá o shiai”. Como resposta a isso, o munezuki foi adicionado como um golpe válido, e os dias de glória do jodan acabaram repentinamente.

…..“Então, isto significa que essas revisões de normas trarão uma nova era ao jodan? Não existe vantagem em jodan só porque o alvo foi limitado ao tsukidare (protetor do pescoço). Certamente, restringir a estocada somente ao tsukidare requer uma técnica excelente. Contudo, estudar técnicas como essa faz parte do treinamento”.

…..“Mesmo na época em que o munezuki era válido, havia muitos especialistas em tsuki. Eu mesmo fui derrotado com tsuki diversas vezes”.

.

Prática individual: atribuir a si mesmo tarefas de treino diárias

…..“Mesmo que você decida optar pelo jodan, se não souber como ‘descer’ o shinai até o alvo, será em vão,” diz Chiba Sensei. Deixando de lado como golpear com o shinai a partir de jodan, além de outras técnicas a seguir, nós perguntamos a Chiba Sensei que tipo de coisas ele fazia como método de treino para jodan.

…..“Primeiramente, você realmente deve fortalecer seu pulso esquerdo consideravelmente. Em função disso, tenha o hábito de manusear coisas com a mão esquerda. Tente carregar e arremessar coisas com sua mão esquerda diariamente. Eu sou canhoto, mas mesmo assim, eu fiz coisas como rotacionar um par de nozes na mão esquerda enquanto andava, ou colocar areia em uma garrafa e ficar balançando-a por aí. Em seguida,  você deve fazer o uchikomi (treino de golpear alvos diversos) com apenas um braço centenas, milhares de vezes. Você deverá fazer o uchikomi com o mesmo espírito que faria em chuudan. Além do mais, deverá fazer constantemente suburi (golpes no ar) com o braço esquerdo. Eu mesmo costumava fazer dessa forma não somente durante o treino no Dojo, mas em casa também”. As idéias de Chiba Sensei para keiko (treinamento) são de grande valia, não apenas para jodan ou chuudan.

…..“Sou questionado freqüentemente sobre quantas horas eu pratico, e eu sempre me pergunto “por que?”  em descrédito. Sempre praticamos baseados em um conteúdo, então em épocas quentes como o verão, vinte minutos podem ser suficientes se você treinar seriamente, e inversamente, pessoas que treinam por duas ou três horas podem fazê-lo só por estarem brincando. Conseqüentemente, não é o tempo gasto, mas que tarefas você se atribui é mais importante”.

…..“Se usarmos o jodan como exemplo, você pode dizer a si mesmo que hoje, não importa o que, em todas as lutas você aplicará degashira-waza (debana, técnica de antecipação), ou não importa as condições, você não permitirá que o oponente use tsuki, ou que não se importará em levar tsuki, mas não quebrará seu kamae. Também é bom alternar essas tarefas de acordo com seu oponente”.

…..“O oponente não permitirá de forma alguma que você aplique kote. Nesse caso, como posso golpear o kote dele? Essa pessoa contra-atacará certeiramente, se você buscar seu men. Pratique enquanto estuda como golpear seu men. Existem muitos detalhes a se aprender dependendo de como você trabalha em torno deles, como mudar seu timing, sair do centro rapidamente ou atacar men após fintar no kote. É isso que é importante, essa mentalidade – quantas horas, ou quantas vezes você treina não é importante”. Embora, obviamente, seja natural que desempenhar essas tarefas demande algum tempo.

…..Mesmo agora, Chiba Sensei diz que assume jodan quando tem oportunidade. Ele diz que, como em chuudan, seu Kendo em jodan mudou com sua idade. “Antigamente eu poderia golpear mesmo atacado de uma grande distância, e atingi-lo sem permitir que ele me atinja.”

…..“Contudo, não é necessário dizer que suas pernas já não trabalham como antes e que perdeu bastante explosão. Quando isso acontece, você deve mudar, convidar seu oponente – “venha, venha!” – e golpeá-lo assim que se mexer, ou, com o sentimento de “se você está pensando em estocar, faça-o!”, mova-se para uma distância em que ele possa golpeá-lo, e atinja-o primeiro”.

…..“Colocando de maneira diferente, você não mais usa fintas para que o oponente possa atacar, e então você contra-ataca”. Chiba Sensei treina bastante, e essa prática tem objetivos claramente definidos. Não é exagero dizer que ele tem um completo entendimento de como lutar em chuudan ou jodan, e que sem dúvida, continuará a desenvolver as suas técnicas.


Jodan no kamae. Cortesia kenshi247.net

.

Conselhos e dicas:

Golpeie puxando a mão direita

…..A mão direita, não apenas a esquerda, tem um papel majoritário no uso das técnicas de um braço (katate-uchi) de jodan. Chiba Sensei “puxa” decisivamente sua mão direita até seu flanco direito, simultaneamente ao golpe com o braço esquerdo. Ele diz que um golpe firme só pode ser obtido com uma “descida firme” da mão direita até o do.

Como as técnicas de Chiba Sensei são diferentes

Kamae

…..É comum que a mão esquerda esteja alinhada acima do olho esquerdo, na linha central do corpo, mas Chiba Sensei faz as coisas um pouco diferentes. Ele coloca a mão esquerda em frente ao olho esquerdo, a uns dois punhos de distância, alegando que isso permite manobras mais suaves com o shinai. De acordo com ele, esta posição permite, inicialmente, evitar mais suavemente o golpe contra seu kote (nuki-waza, técnica de evasão). Também, desde que a mão esquerda esteja mais a frente que o normal, golpear é mais rápido. É também conveniente golpear após concentrar o peso no joelho esquerdo, após o seme. Chiba Sensei distribui seu peso aproximadamente em 60% para a perna da frente e 40% para a de trás. Para manter a estabilidade do corpo em jodan, ele coloca seu pé ligeiramente mais distante que em chuudan. Chiba Sensei tem suas próprias idéias sobre seme para jodan. Assim como a ponta do shinai é usada para pressionar o oponente em chuudan, ele acredita que em jodan o tsukagashira (ponta inferior do cabo) deveria ser usado para pressionar o oponente. Fazendo desta forma, seus golpes também se tornam mais rápidos.

Te no uchi

…..É comum ver pessoas segurando o cabo ligeiramente acima da ponta do shinai. Mas Chiba Sensei segura no final do cabo. Ele diz que é melhor ter o mindinho em contato com o final do cabo, acreditando que dessa forma, o golpe sai mais rapidamente. A mão direita é apenas encostada no cabo, sem segurá-lo de fato.

…..Chiba Sensei diz que uma largura de cabo que permita que o dedo médio toque a palma da mão faz com que mais técnicas possam ser usadas mais facilmente. Se for mais espesso e maior que isso, técnicas como o tobikomi-men se torna mais fáceis de executar, mas técnicas refinadas são mais difíceis. Ele considera que essa espessura é boa para que o pulso permita um golpe mais forte.

…..Quando se trata do comprimento do tsuka, normalmente para um shinai de chuudan é aproximadamente de três punhos e meio, mas pra jodan, algo em torno de quatro punhos é melhor, segundo Chiba Sensei. Se você tentar empunhar um shinai de tsuka muito curto, e assumir jodan, claramente perceberá o kamae “apertado”. Conseqüentemente, se fizer o oposto e usar um shinai de tsuka mais comprido, terá um kamae mais confortável e com mais profundidade (o que facilita o movimento de alavanca). É fácil pressionar um oponente se puder reprimi-lo de cima quando faz seme. Chiba Sensei acredita que isso é muito eficiente em maai muito próximo e, por exemplo, quando golpeia kote com as duas mãos (morote-uchi).

…..A mão esquerda segura o tsuka com o mindinho quase cobrindo a ponta. A mão direita toca levemente o tsuka.

…..Baseado em sua experiência, Chiba Sensei diz que a espessura do tsuka que permita que o dedo médio toque a palma da mão (esquerda) permite o manuseio mais delicado do shinai. Colocando a mão esquerda nesta posição, empunhar o shinai se torna mais suave.

Básico do golpe ao Men:

– Golpeie com o mesmo sentimento de estocar o oponente na garganta.

– Bata o Men com a intenção de estocar o oponente na garganta, com seu punho esquerdo (katate-tsuki).

Básico do golpe ao Kote:

– Bata kote como se fosse “apertar” seu polegar no kote do oponente.

– Se você golpeia kote com a intenção de “apertar” seu polegar no kote do oponente, seu ataque será mais preciso.

Dicas:

– A mão esquerda toma a menor distância quando ataca men

…..A tragetória da mão esquerda entre sua posição no kamae até o momento do golpe ao men é uma linha reta. Realiza um arco no ar, a ponta (kensen) descreve uma longa tragetória até atingir o men do oponente. No caso do Chiba Sensei, ele ataca men após firmemente pressionar a mão esquerda à frente (seme). Conseqüentemente, seu corpo inteiro se estica como um elástico. Se você balança para baixo para golpear men, da mesma forma que faz suburi em chuudan, não produzirá muita velocidade, e seu corpo não se esticará o suficiente, e será obrigado a usar um maai mais curto. A menos que domine este método de atingir o men pela tragetória mais curta, não abrirá vantagem sobre as fraquezas do oponente ou conseguirá golpeá-lo.

.

Segue abaixo uma luta entre Chiba Masashi Sensei e Yamada Hironori Sensei

O texto original, em inglês, pode ser lido no site Kigurai.

________________________________

N.P.P. – Notas pós publicação.

…..A abordagem e exposição de matérias envolvendo o jodan-no-kamae faz parecer que existe uma condição de preferência pelo seu treino por minha parte, quando na verdade, trata-se apenas de assuntos que são de interesse não somente daqueles que não treinam Kendo, mas também dos praticantes que estão avançando em suas graduações, possuem curiosidade e gostariam de obter informações mais abrangentes.

…..Considero-me um conservador no campo das artes marciais e não aprecio modismos ou personalizações de treinamento por parte de pessoas sem as devidas credenciais. Dessa forma, concordo com a opinião geral de que para “ter o direito” de treinar aspectos avançados do Kendo, é necessária ampla e sólida base. Em outras palavras, acredito que sem uma graduação coerente, simplesmente não há como treinar de forma séria, profunda e comprometida algo como jodan ou nito-ryu.

…..Outro ponto importante é ter a noção que ao utilizar esta postura, principalmente em campeonatos oficiais, estará chamando atenção. Todo aquele que busca alguma forma de auto promoção, alguma maneira de “aparecer” e satisfazer seu ego assim deveria conter seu ímpeto e refletir sobre os motivos sinceros para trilhar este caminho. Sugiro focar seu treino em não querer ser diferente dos demais. Só assim você pode tentar ser mais forte que eles, usando as mesmas “armas”. É como diz um conhecido Sensei: “o prego que sobressai é o que leva mais martelada”.

…..Assim sendo, NÃO (inventar de) (tentar) treinar jodan também faz parte do treinamento de Kendo.

…..Porém, isso não quer dizer que exista um veto oficial sobre o assunto ou algum tipo de tabu. É a simples experiência dos mais velhos nos orientando para investir firmemente tempo e esforço naquilo que já está edificado. Mas também tenho opiniões sobre o assunto e uma delas envolve o conceito de que o treinamento de jodan ou nito-ryu favorece o aperfeiçoamento do próprio chuudan, demonstrando eventuais brechas e oferecendo um conceito paralelo para explicar as situações do combate. E não deixo de ser um entusiasta de ambos.

…..Termino essas considerações afirmando que não acho que jodan seja algo “especial” como transparece de alguma forma nos textos. É só uma faceta a mais do treinamento e como qualquer outra parte dele requer estudo, perseverança e dedicação. Além é claro, muito, mas muito suor, como todo o resto.

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para blog.espiritomarcial@gmail.com ou deixe seu comentário!

2 comentários sobre “O Jodan de Chiba Masashi Sensei

  1. Ótimo ! ganhei uns vídeos do Chiba-sensei e depois mostrei ao meu sensei e ele comentou a respeito sobre o Kamae do Chiba e agora pesquisando mais vejo este texto de vcs. mto bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s