Miyamoto Musashi – History Channel

…..Miyamoto Musashi talvez tenha sido o mais famoso e folclórico personagem do universo dos samurai. Sua vida foi cercada de lendas e sua biografia é quase um mistério. É um grande equívoco chamá-lo de “maior samurai de todos”. Sua presença não mudou os rumos da história do Japão, nem foi um general ou político influente. Na sua frente, figurariam dezenas de nomes mais cotados, tanto em habilidade quanto em importância. Mas o fascínio pelo homem que moldou seu modo de vida e ascendeu, realizando seus sonhos continua vivo. O que se sabe dele é que foi uma figura excêntrica e controversa que testou de forma pragmática suas teorias e estratégias, vencendo inúmeros duelos. Muito da percepção atual do personagem é nublada pelos excessos românticos de livros, filmes e imaginário popular.

…..Neste documentário do History Channel, o ator Mark Dacascos promove uma jornada em busca de fatos históricos pelos locais onde Musashi viveu, incluindo uma visita muito especial ao Dojo do Niten Ichi Ryu, onde tem o privilégio de treinar com o Sr. Yoshimochi Kiyoshi, o atual líder da escola.

…..Segue o vídeo, com áudio em inglês. Se preferir, a dublagem em português de Portugal, veja os demais.

…..Versão em inglês:

.

…..Dublado em português, em 8 partes na ordem:

.

.

.

.

.

.

.

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para blog.espiritomarcial@gmail.com ou deixe seu comentário!

4 comentários sobre “Miyamoto Musashi – History Channel

  1. Muito bom o documentário! Pratico o estilo de Musashi no ************, já li vários livros a seu respeito e sua obra “O Livro dos Cinco Anéis”, mas pude aprender muito assistindo ao vídeo.

    Aproveito a oportunidade para te desejar um feliz 2012! Apesar de não comentar com frequência, gosto muito do blog!

    • Olá Laís,

      Muito obrigado pela “audiência”. Infelizmente não tenho muito tempo para me dedicar ao blog como gostaria, mas com as férias talvez consiga publicar um pouco mais. Fique de olho! :)

      Também lhe desejo um excelente 2012!

  2. Muito bom, eu dou muito valor aos ensinamentos de Musashi Sensei. E os aplico tanto nas artes que pratico, kenjutsu e iaijutsu tanto quanto em minha vida cotidiana. Parabéns pela matéria… Domo Arigato!

    • Olá Eder,

      Agradeço sua visita mas sinto em dizer que esses “kenjutsu” e “iaijutsu” supostamente ensinados no Brasil não são nada recomendáveis. Desculpe ser direto, mas sugiro pesquisar com bastante afinco sobre qualquer entidade que promete (e talvez cobre bastante!) por esse tipo de coisa. Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s