A Single Blow

…..ただ一撃にかける no original em japonês.

…..Este é um documentário que narra a dramática vitória do Japão sobre a Coréia do Sul no Campeonato Mundial de Kendo de 2003 em Glasgow, Escócia.

…..Desenvolvido pela NHK, o vídeo de 43 minutos foca na carreira do  policial de Hokkaido Naoki Eiga, 7º dan e membro da seleção japonesa desde 1997, então como um reserva. Eiga é aluno de Kazuo Furukawa, 8º dan, técnico da seleção japonesa no Mundial de 2009 no Brasil.

…..Em 1999, Eiga foi até a final do All Japan Kendo Championship, o mais importante campeonato japonês, enfrentando ninguém menos que a lenda Masahiro Miyazaki. Após uma derrota que não pareceu clara, Eiga buscou profunda reflexão e condicionou-se a treinar desde os princípios mais elementares do Kendo, com incrível força de vontade e humildade.

…..De volta ao campeonato japonês de 2000, Eiga vence Miyazaki na prorrogação com um movimento inesperado e insitintivo, sagrando-se campeão. No mundial de 2003, resurge como capitão do time japonês, com uma imensa responsabilidade.

…..Lá, o Japão chega até as finais do evento, enfrentando os arquirivais sul-coreanos. Após uma sucessão de empates, a disputa será decidida através de uma luta entre membros escolhidos pelos técnicos: Naoki Eiga e Kyung-Nam Kim. Após incontáveis minutos de extrema tensão e expectativa, sem nenhum movimento expressivo por parte dos lutadores, Eiga avança e desfere um perfeito katate-tsuki, aquele que talvez seja o golpe mais famoso atualmente no Kendo internacional. Vence heroicamente e salva o Japão de uma humilhante derrota nas mãos de rivais históricos.

…..Em 2006 o Japão viria a perder para os Estados Unidos na semifinal, sendo a Coréia do Sul vencedora da edição. Porém resalto que apesar da satisfação dos coreanos, qualquer vitória da parte deles no Mundial que não seja sobre os japoneses será vazia e de menor expressão.

…..Finalizando, o documentário traz a importante mensagem de que no Kendo, apesar de envolver aspectos competitivos em seu treinamento, é indispensável abrir mão do sentimento de “querer vencer” para efetuar o ippon perfeito, pois somente através da abengação dos desejos e ansiedades é que se torna possível se utilizar de um único golpe para terminar a luta.

…..Por problemas técnicos (os detentores das contas onde os vídeos estavam hospedados os removeram), só encontrei 3 partes, com áudio em japonês.

.

.

.

.

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para: blog.espiritomarcial@gmail.com

5 comentários sobre “A Single Blow

  1. Simplesmente maravilhoso!
    Sem mais…

  2. Aparentemente, a NHK bloqueou a exibição da primeira parte do documentário no youtube.

  3. Pelo visto, o dono da conta onde os vídeos estavam hospedados tirou-os do ar. Agora, somente quando alguém postar os videos novamente conseguirei anexar aqui. É uma pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s