Noma Hisashi

Esta é uma tradução direta do livro Kendo Tokuhon, edição de 2013, páginas 5 e 6, e uma breve resenha das páginas 7 e 8, com permissão dos editores. Esta não é uma tradução profissional, portanto, é possível que contenha erros. Preferiu-se optar pelo sistema ocidental para nomes próprios, sendo nome seguido de sobrenome.

O livro Kendo Tokuhon (1939), de autoria de Hisashi Noma foi republicado e traduzido para o inglês por George McCall, e pode ser adquirido no site  www.kendo-book.com neste link direto e é um excelente material de consulta e pesquisa sobre Kendo. Esta matéria não é patrocinada, apenas oferece oportunidade de conhecer uma material de qualidade.

Kendo Tokuhon - versão impressa.

Kendo Tokuhon – versão impressa.

Pelas palavras de mestres incontestáveis como Sasaburo Takano e Hakudo Nakayama, é possível perceber que Hisashi Noma era de fato um talento único, dotado de um obstinado senso de autoaperfeiçoamento. Ao treinar com lendas da espada, muitos perceberam que além de habilidades excepcionais, Hisashi também possuía um coração extremamente humilde e cheio de dignidade, muito observado pelo trato com as pessoas, com os mestres e os discípulos.

Hisashi  (esq) e competidores do Tenran-jiai em 1934.

Hisashi (esq) e competidores do Tenran-jiai em 1934.

Sua humildade era apreciada desde jovem, pois solicitava conselhos particulares dos mestres sobre como agir, como lutar, qual estratégia ou técnica poderia aperfeiçoar. Inicialmente um adolescente muito tímido que segundo Hakudo Nakayama “morria de medo de lutar com ele”, sua paixão pelo Kendo fez com que grandes mestres acreditassem em seu potencial como uma promessa para arte marcial, que logo foi correspondida com a indicação para os níveis Renshi  e Kyoshi  ainda muito jovem (um feito épico mesmo hoje), onde apenas os mais hábeis e destacados espadachins recebem tal titulação.

Sasaburo Takano (esq) e Hakudo Nakayama demonstrando Dai Niponn Teikoku Kendo Kata.

Sasaburo Takano (esq) e Hakudo Nakayama demonstrando Dai Nippon Teikoku Kendo Kata.

Sua prematura morte deixou a comunidade do Kendo muito entristecida na época, certa de que um grande expoente havia sido perdido. Sua breve e intensa vida dedicada ao Kendo inspirou muitas pessoas no caminho e através do seu livro, o tradicional espírito do Budo poderia ser transmitido para novas gerações. Segue trecho traduzido:

Hisashi Noma nasceu em Tóquio em 24 de Abril de 1909, filho de Seiji [1] e Saeko. A família Noma era tradicional no Budo, sendo seu avô Yoshio um estudante do espadachim Yozo Mori [2], durante o bakumatsu, que era um discípulo sênior de Shusaku Chiba [3]. Sua avó era a filha mais velha de Yozo, e era treinada em kendo, kusarigama e especialmente em naginata. Seu pai Seiji também era um habilidoso expoente em kendo, devotando muito tempo e energia aos treinos.

Uma breve biografia:

Em 1923, aos 15 anos, Hisashi entrou para o dojo Yushinkan, de Hakudo Nakayama[4];

Em 1925 aos 17, começou a treinar sob a inspeção de Shinsuke Masuda[5]. Em outubro do mesmo ano o Noma Dojo foi construído e lá começou a instruir os mais jovens, além de aperfeiçoar seu próprio kendo. Treinos especiais de inverno e verão eram ministrados em outros dojo dos Noma, em  Ikaho, Chiba e Ito. Mestres eram convidados de todo o país, incluindo Sasaburo Takano, e os treinamentos eram muito rigorosos.

O famoso Noma Dojo.

O famoso Noma Dojo, infelizmente demolido pelos proprietários em 2007.

Em 1º de julho de 1929, aos 21, foi promovido a Seirensho[7], por Sua Alteza o príncipe Nashimoto  Miyamori Masao, presidente da Dai Nippon Butokukai[8]. A partir deste ano, Moriji Mochida começou a lecionar no Noma Dojo, onde Hisashi tomou lições.

Durante o ano de 1933 Hisashi viajou para Kyoto, partes da China e regiões de Kansai (oeste do Japão) para treinamentos especiais. Em setembro, se inscreveu e venceu o Campeonato Militar (Army Budo Tournament), onde recebeu o troféu do próprio ministro do exército, Yoshinoru Shirakawa.

Em 1º de Março de 1939, aos 26, recebeu a indicação do nível shogo renshi de Sua Alteza o príncipe Nashimoto Miyamori Masao. Em abril, ficou treinando em Kyushu e em Maio – como representante de Tokyo – se inscreveu e venceu a competição Tenranjiai, com a presença do Imperador, em homenagem ao nascimento do príncipe herdeiro.

Em 6 de Julho de 1938, aos 30, foi indicado ao nível kyoshi por Sua Alteza  o Príncipe Nashimoto Miyamori Masao. Em 7 de novembro do mesmo ano, faleceu por motivo de doença.

Nota: é possível que haja uma pequena discrepância quanto a idade de Hisashi aqui, pois no modo tradicional japonês de contar a idade, a criança já nasce com 1 ano.

[1] Seiji Noma (1878-1938) foi educador e fundador da editora Kodansha, existente ainda hoje.

[2] Yozo Mori (1810-1868) veio a se tornar instrutor de kenjutsu antes de morrer na Guerra Boshin.

[3] Shusaku Chiba (1793-1856) foi um espadachim altamente influente em Edo e fundador da escola Hokushin Itto-ryu de kenjutsu.

[4] Hakudo Nakayama (1872-1958) foi um kendoka altamente influente e expoente do iaijutsu no período Taisho-Showa.

[5] Shinsuke Masuda (1871-1971) venceu em 1940 o Tenran Shiai na categoria profissional. Ele foi o instrutor-chefe da academia Kodansha e do Keishicho (a Polícia Metropolitana de Tokyo).

[6] Sasaburo Takano (1862-1950), um dos mais influentes kendokas do período Taisho-Showa.

[7] Seirensho era um título de excelência dado a kenshis excepcionais. Acima deste, havia os níveis kyoshi e hanshi. Posteriormente, seirensho foi substituído por renshi.

[8] Fundado em 1895, o Dai Nippon Butokukai era a entidade responsável pela disseminação e instrução do kendo no Japão.

[9] Moriji Mochida (1885-1974) foi um renomado espadachim e um dos mais fortes do período Showa, possuidor do 10º dan.

[10] Hisashi morreu 22 dias após ser nomeado presidente da Kodansha, vítima de câncer de cólon.

.

Um vídeo de Hisashi Noma (esq), lutando contra Sanosuke Tamari:

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para blog.espiritomarcial@gmail.com ou deixe seu comentário!

4 comentários sobre “Noma Hisashi

  1. Se não me engano ele tbm foi campeão do Tenran Shiai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s