Lobo Solitário – Box de DVDs

….Apesar da obra Kozure Ookami – O Lobo solitário – ter feito grande sucesso nos anos 1970, inicialmente como um manga, e que gerou filmes para o cinema e série de TV,  republicações da história ainda fascinam diversas gerações.

…..Um produto da cultura popular japonesa que pode ser considerado cult nos dias de hoje, fez com que a produtora Versátil Home Video apostasse na força de seu público e lançou em julho de 2013 um box de DVDs contendo todos os seis filmes originais, feitos entre 1972 e 1974.

…..O Espírito Marcial indica diversas obras de ficção e entretenimento e preparou um breve review deste material para aqueles que se interessam pelo universo cinematográfico do samurai, mas que não se compromete como crítica especializada, apenas como avaliação geral do box. Os filmes representam amálgamas de personagens e situações que figuram nos quadrinhos, possuindo contexto de antologia, mas sem fidelidade e precisão com o manga.

…..Inicialmente, o preço é bastante atrativo: com valor de venda sugerido a R$69,90, possui bom material de apresentação com caixa cartonada com imagens do filme e do manga, e abriga os três discos em estojos de plástico.

…..A primeira preocupação viria da escolha de gravar dois filmes por disco. O DVD possui boa capacidade de armazenamento de dados, mas até que ponto a qualidade seria comprometida ao dividir espaço com 2 filmes de longa duração? A grande surpresa é que a imagem e som são ótimos se levar em consideração as películas da época.

Box dos DVDs.

Box dos DVDs.

…..Infelizmente uma das críticas são as legendas pouco didáticas. Neste ponto, os profissionais responsáveis aparentaram pouco conhecimento da história, se comparado com o trabalho realizado com a tradução para o manga da editora Panini. Não há faltas graves para o entendimento das linhas gerais da história, mas perde-se muito da riqueza dos conteúdos típicos da cultura japonesa da época, em especial, crendices e esoterismo que são bem detalhados na HQ impressa.

…..As grafias dos nomes e locais sofre pouco mas é possível dizer que faltou um trabalho mais apurado para detalhar termos complexos do japonês. Contudo, é importante observar o pouquíssimo tempo que cada legenda pode permanecer na tela durante um diálogo e seria impraticável explicar os pormenores simbólicos de termos como Meifumado ou Rikudoshisho. De certa forma, não deixa de ser uma solução um tanto preguiçosa. Ainda assim, a tradução geral é boa e não constrange a obra.

Detalhes do estojo interno.

Detalhes do estojo interno.

…..A caixa cartonada tem boa programação visual e bom acabamento para os encaixes do estojo interno. Como todo box cartonado, exige cuidados no manuseio para não amassar, rasgar ou danificar a bandeja de discos. Por sinal, outro ponto inconveniente é o mecanismo fixador do DVD, que é muito duro e necessita de força para remover o disco – força esta que pode facilmente trincar o estojo (que já é bastante frágil) ou marcar o verso do disco com as desagradáveis marcas de dedos.

Trava do disco: um ponto negativo.

Trava do disco: um ponto negativo.

…..Talvez o maior defeito deste material é não possuir extras de produção.

…..Como avaliação geral, mesmo com os pontos negativos descritos acima, acredito que vale investir neste material, que foi uma ótima surpresa para o gênero e um deleite para os fãs do quadrinho.

Programação visual da bandeja.

Programação visual da bandeja.

…..Para conhecer os dados técnicos e fichas dos filmes, visite o site da produtora Versátil Home Video.

…..Conheça também a matéria #Lobo Solitário – Os Quadrinhos

.

____________________________________

N.P.P:

…..Em tempo, é importante observar que o Lobo Solitário já foi lançado em DVD no Brasil, por uma obscura produtora chamada Silver Screen Collection, cujo material é de qualidade extremamente questionável, e vendido em lojas especializadas como produto “cult” de alto valor, quem em momento algum justifica o investimento. A qualidade da imagem e som são muito inferiores e as legendas totalmente desconexas confundem o espectador. O trabalho da Versátil é elogiável e quando comparado com este, é absurdamente superior.

Capa e verso - Silver Screen Collection

Capa e verso – Silver Screen Collection

 

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para blog.espiritomarcial@gmail.com ou deixe seu comentário!

2 comentários sobre “Lobo Solitário – Box de DVDs

  1. Muito bom! A embalagem é extremamente caprichada, o que é raro por aqui hoje em dia!

    • Sim, sem falar na “raridade” do material. São seis filmes por R$ 11,65 cada, vale muito a pena!

      Existe também um box de filmes do Miyamoto Musashi, pela mesma produtora nacional que parece interessante. Futuramente, quem sabe, apareça por aqui.

      Obrigado pela visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s