Adquirindo Iaito pela Tozando

…..Pude observar nas estatísticas do blog que muitos dos termos de busca que levam até o Espírito Marcial se referem a compra de materiais para treinamento. Os praticantes de Kendo e Iaido sabem que são materiais nada baratos e sempre adquiridos com muito esforço e sacrifício.

…..Os guias publicados aqui têm ajudado inúmeras pessoas com dúvidas nestas áreas, sendo estes posts os mais acessados. Como já foi feita uma matéria especial para compra de materiais de Kendo, este aqui resume a compra de uma espada para o treinamento de Iaido.

…..Primeiramente, é importante esclarecer que uma iaito é uma réplica não afiada da katana, que possui o mesmo sistema de construção, materiais e dispositivos de segurança que uma espada real possui, com exceção ao material da lâmina, que além de aço, pode ser composto por ligas metálicas diversas, sendo a mais popular zinco-alumínio.

Diferentes tipos de hamon – a linha de têmpera.

…..É uma ferramenta de treinamento, especificamente projetada para este fim. Não é recomendável como presente para pessoas que não são familiarizadas com a arte marcial, nem é um souvenir. Mesmo assim, constitui um perigo potencial nas mãos de alguém “brincalhão” ou de crianças. Eventualmente, seu transporte também pode causar problemas com a polícia. E como se trata de um material caro e um grande investimento em seu treinamento, é preciso tomar alguns cuidados antes da compra.

…..Se você não é uma pessoa iniciada em alguma academia nem orientada por um Sensei, não é recomendável a aquisição de uma iaito. O treino inicialmente deve ser focado com o bokuto (espada de madeira), por razões de segurança e aprendizado básico. E espadas de metal compradas em lojas de enfeites são exatamente isso: ENFEITES. Não se deve utilizar uma para tentar treinar JAMAIS, por razões óbvias de segurança.

…..Não recomendo a compra de espadas para treino em sites brasileiros. E também não considero recomendável a aquisição de iaito em sites de leilão, principalmente se você não possuir experiência (real) no assunto. E muito cuidado com “pechinchas”, pois um equipamento deste porte não é e nunca será muito barato. Qualquer espada de valor relativamente baixo pode ser considerada duvidosa, principalmente se for chinesa. Uma iaito de qualidade bate na casa dos R$ 1000,00 facilmente. Daí todo o cuidado na pesquisa e minha opção pela Tozando, que é bem recomendada por instrutores no Brasil.

…..Acima de tudo, procure por instrução oficial e reconhecida por entidades japonesas, que no Brasil são regulamentadas apenas pela Confederação Brasileira de Kendo. Veja mais informações em #Academias de Iaido no Brasil.

Como deve ser a espada?

…..O dimensionamento da espada deve estar de acordo com as medidas antropométricas do usuário. Isto que dizer que estatura, comprimento de braços e tamanho das mãos são relevantes para a aquisição de um equipamento de tamanho adequado. O mais absolutamente ideal seria estar acompanhado do seu Sensei para a compra, ou solicitar a ele uma descrição precisa de uma espada que atenda suas necessidades de dimensionamento. Mas como a primeira opção é bastante difícil, as lojas elaboraram tabelas de medidas que são usadas como um “padrão”, sempre baseadas na estatura do usuário, para o tamanho da lâmina.

Tabelas de dimensionamento: cortesia Tozando

…..A segunda variável mais importante seria o tamanho da empunhadura. Ele será determinante no conforto e no desempenho das técnicas. Novamente, as variáveis são relativas, pois caucasianos, africanos e mestiços em geral têm proporções e medidas diferentes dos orientais, em especial, dos japoneses. De um modo bem geral, 2,5 punhos (do próprio usuário) de comprimento são perto do ideal. Obviamente, consulte seu Sensei para ter a informação mais precisa. Existe a possibilidade de solicitar tamanhos maiores de cabo, o que geralmente implica em aumento no preço da espada.

…..Outro ponto de extrema importância é o peso da espada montada (conjunto lâmina, cabo e guarda). Isso pode se refletir sensivelmente na técnica do aluno, em especial no iniciante que pode ter problemas físicos caso a espada seja pesada demais. No geral, para um homem adulto de porte físico mediano entre 800 e 900 gramas é uma boa margem de peso. Mesmo assim, seria o ideal ser orientado pelo Sensei, além de ter experimentado previamente algumas espadas dos colegas de treino. Não é porque a espada é pesada que simula melhor uma shinken (espada com corte).

…..A estrutura da espada possui diversos apetrechos tradicionais, colecionáveis e personalizáveis. Tipo de empunhadura, bainhas coloridas ou texturizadas. Não pretendo abordar estes detalhes, pois se trata de gosto pessoal. Mas sempre fica o conselho: opte pelo discreto e funcional.

Tipos de kashira – peça da extremidade do cabo.

A aquisição:

…..Na matéria Fornecedores de Equipamentos para Kendo existe um link para a loja Tozando, na qual realizei meu pedido. Aproveitando uma promoção especial, optei por uma espada que estava com 30% de desconto, sendo seu preço original U$723,86. Um dos fatores decisivos foi o fato do produto estar livre do frete, que o encarece substancialmente.

“Minosaka Brand” Jidai Koshirae – a escolha.

…..Como toda loja virtual, é necessário fazer um cadastro básico e certamente, ter fluência no idioma inglês garante maior segurança nos procedimentos. Há uma aba na home do site que permite a conversão dos valores de ienes em outras moedas. Optei pelo dólar americano. A forma de pagamento escolhida foi o cartão de crédito, e os emails de confirmação do pedido sendo processado e do débito do dinheiro chegaram no mesmo dia poucas horas depois.

Tsuba, a guarda da espada, ricamente desenhados.

…..O primeiro inconveniente foi o prazo de “processamento” do pedido – certamente, nem todas as peças podem estar disponíveis na loja, sendo necessário algum tempo para o despacho. No caso do meu pedido, demorou 23 dias (além do prazo estimado pelo site, de até 3 semanas), que curiosamente foi despachado meio dia após eu enviar um email questionando a demora.

…..O sistema de rastreamento usado pela loja é o da DHL, empresa de encomendas que é concorrente dos Correios. É bem informativo, possuindo um link direto para uma página que mostra todos os itinerários do pacote:

Sistema de rastreamento DHL.

…..A DHL oferece atendimento telefônico bem dinâmico no número 0800-771-3451 (fora de S. Paulo capital). Precisei contatá-los pois não estava presente em uma das entregas, sendo que o courrier só entrega o pacote em mãos ou mediante o pagamento das taxas. No caso desta iaito, foi taxada pela alfândega em R$ 242,80. Como resido em condomínio, a ineficiência deles em me avisar que a entrega foi feita em um horário que eu não estava só atrapalhou. Por isso devo sugerir que coloque o endereço de entrega de uma pessoa que geralmente fique em casa, como avós ou parentes aposentados. Muitos condomínios são complicados para receber suas encomendas e isso só vai criar ansiedade e aborrecimento.

…..Um importante dado é que no rastreamento é mostrado a região atendida, e talvez não a cidade específica e isso me perturbou, pois havia anunciado que a entrega havia sido feita mas não tinha ninguém para receber em “Campinas – Brazil”. Nada que um contato direto com a matriz não esclareçeu.

Segue um cronograma da operação:

08 / 10 / 2011: efetuado pedido e pagamento

25 / 10 / 2011: embarque do pedido – saída de Kyoto para Nagoya

26 / 10 / 2011: chegada a Hong Kong

26 / 10 / 2011: chegada a Londres

27 / 10 / 2011: chegada a São Paulo

28 / 10 / 2011: chegada a Bauru

28 / 10 / 2011: entrega em domicílio.

Fotos da entrega:

Embalagem da Tozando.

Espada embalada: papelão duplo e plástico bolha.

A espada logo que desembalada. Finalmente!

O conjunto.

…..Os procedimentos que levaram a compra da espada foram inspiradas no relato de um colega de treino, Silas Júnior, que pode ser lido aqui e sua iaito pode ser vista aqui. Segue um vídeo da espada em uso. Por favor, não repare na técnica medíocre, ainda sou apenas um aprendiz.

As imagens e equipamentos que ilustram este post são todas propriedade da Tozandoshop, salvo fotos da entrega.

A própria Tozando criou uma página que esclarece algumas dúvidas similares a esta matéria, em inglês. Clique aqui para ler.

________________________

N.P.P.:

ATENÇÃO pessoal que pretende comprar esse tipo de material pela internet ! [MARÇO de 2014]

Chegou ao meu conhecimento que espadas para Iaido podem ser barradas na Receita Federal por razões obscuras de falta de conhecimento da complicada e inconveniente legislação brasileira de importação. Em todo o caso, peçam ao fornecedor que não emitam a nota fiscal da espada em valores abaixo do mercado, pois cria a suspeita que os fiscais procuram para além de taxar, MULTAR sua espada, que pode até duplicar o preço original para ser liberada. Se necessário, solicite ajuda profissional para o caso (advogados) e não hesite em exigir seus direitos!

OBSERVAÇÃO: qualquer fonte de compra citada nos comentários é de responsabilidade EXCLUSIVA de quem postou. Cerque-se dos devidos cuidados antes de comprar pela internet baseado em opiniões de pessoas que não conhece.

_____________

Um contato direto em Maio de 2015 tentou tirar dúvidas sobre eventuais problemas enfrentados por brasileiros em compras com eles, vejam a imagem e segue tradução:

Tozando respostaOlá, possuo um blog sobre Kendo no Brasil e sempre recomendei a Tozando para a compra de espadas para o treino de IAIDO. Contudo, a complexa e inconveniente legislação brasileira cria muitos obstáculos para uma compra segura. Gostaria de perguntar se vocês estão tendo dificuldades (poderiam me falar sobre elas?) ao enviar espadas para clientes brasileiros, e se eles estão recebendo-as devidamente em suas casas.

Caro cliente, obrigado por apoiar a Tozando. A respeito de sua dúvida, não sabemos se houve alguma mudança recente na legislação brasileira, mas estamos tendo algumas dificuldades com pedidos feitos no Brasil, mas não se trata de um problema de exportação de nossa parte, mas de importação logo que chegam ao Brasil. Não tivemos problemas somente com espadas, mas também com uniformes (hakama) e shinai (espada de bambu), e nosso serviço de entrega alega que os problemas são com os clientes (provavelmente na recepção). Mas ao mesmo tempo, temos muitos pedidos entregues sem problemas, então, não temos certeza exatamente do que está errado no momento, mas estamos trabalhando com nosso sistema de entregas para resolver assim que possível.

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para: blog.espiritomarcial@gmail.com

64 comentários sobre “Adquirindo Iaito pela Tozando

  1. Ótimo post, mas não indicaria comprar a espada sem a orientação do seu Sensei. Até porque além da medida, tem um pouco de diferença na curvatura das lâminas, peso, entre outras coisas que não são medidas, mas definidas pelo tipo da espada.

    • Olá Alberto,

      Concordo plenamente com seu comentário. Essencialmente eu comprei sob orientação, questionei muitos itens de dimensionamento e balanceamento. O restante, foi preferência pessoal. O problema é que não treino diretamente com um Sensei, apenas sou orientado por ele quando possível.

      • Prezado,
        Venho estudando e vendo todos os Iaito em Sites e Graças a Deus achei o seu Blog que é Deveras Útil e Muito Bom.Parabéns!
        Essa TOZANDO, me parece o canal ideal para adquirir não só Iaito como materiais de Kendo, Já fiz uma analise mais me preocupou bastante a tua informação datada em MARÇO/2014 sobre os nossos sócios majoritários, digo, a Fazenda. Agora não sei mais o que faço pois estava na agulha de comprar outro material e depois o Iaito, pisei no freio. Esses caras arranjam cabelo em casca de ovo, e o pior é que esse material NÃO É fabricado no Brasil e assim mesmo é taxado. Aproveito gostaria de tirar uma dúvida. Tenho uma filha que hoje tem 1m61 que iaito compraria para ela a de 230 ou 235?
        Um grande abraço

      • Olá Antônio Carlos,

        Agradeço os elogios e sua visita!

        Sobre a aquisição, a Tozando é muito recomendada aqui e internacionalmente, gozando de um prestígio que faz jus a qualidade de seus serviços (poxa, eu poderia ganhar U$ 1 cada vez que os elogiasse, poderia estar rico!), No entanto, existem outros fornecedores de materiais, em especial para Kendo. Leia na matéria #Fornecedores de Equipamento para Kendo e conheça alguns deles, sendo um inclusive localizado no Brasil, com sede física!

        É verdade que a Receita tem taxas e normas que nós, consumidores categorizamos de abusivas e inconvenientes, mas os relatos de problemas com a compra são uma certa exceção. A grande maioria das compras (que conversei com os envolvidos) têm dado certo, sem grandes problemas para retirada ou pagamento de impostos. Mesmo assim, por se tratar de um artigo de alto investimento financeiro e emocional, entendo perfeitamente seu sentimento.

        Sobre o dimensionamento da espada para sua filha, realmente recomendo consultar sempre seu Sensei em primeiríssimo lugar. Mesmo a estatura de uma pessoa, apesar de ser a principal variável no tamanho de lâmina e cabo, não garante uma espada confortável e balanceada. Também tenho dúvidas em relação à iaito feminina, se não deve ser um pouco mais leve que um equivalente masculino. Desculpe por não poder ajudar neste sentido.

        Em todo caso, a loja é recomendada e cabe a você o passo decisivo para a aquisição, entendendo que pode ter entraves, e estar preparado para isso… tudo bem?

        Agradeço novamente sua visita!

      • Entretanto, continua um ótimo post.

        Parabéns pelo seu trabalho e dedicação.

        Ganbatte!!

      • Muito obrigado, Frontino!

  2. Parabéns pelo ótimo post!
    sou aluno do ********* ***** São Paulo e preciso comprar uma Iaito, pois sou praticante de Iaijutsu. Como os preços das Iaitos aqui no Brasil são altíssimos, então resolvi comprar em algum site do exterior. Entrei no site da Tozando e fiquei animado com ele. Mas como nunca fiz uma compra internacional, tenho algumas duvidas:
    Em relação à tributação, quanto eu teria que pagar de taxa alfândegária e outras taxas?
    A iaito da Tozando é de boa qualidade?
    Obrigado!

    • Olá Rafael,

      Tem algum problema com a loja do *****? Acho que lá vendem iaito sim, lembro de ter visto alguma…

      Enfim, sobre qualidade, a Tozando é mundialmente famosa. Eu comprei nela pelas referências de um Sensei altamente qualificado, que é cliente lá. Resolvi apostar e acho que valeu muito a pena! O acabamento é ótimo, mas isso varia, claro, de modelo para modelo e o meu não é nada top de linha, é apenas uma iaito de preço mediano, mas o acabamento, em especial da linha de têmpera e a amarração do tsukaito são excelentes.

      Sobre taxas, eu acabei pagando aproximadamente R$ 245,00 de impostos quando chegou ao Brasil. Se não me engano, é cobrado 60% do valor da nota fiscal que acompanha o produto, e só é pago no momento da entrega do material, que é feita por uma empresa terceirizada (se fosse os Correios, precisa retirar em uma agência).

      O sistema de compra é bastante simples e seguro, basta ter bom domínio do inglês e prestar bem atenção nos campos e instruções do site.

      Fique a vontade para comentar! Espero que consiga comprar sua iaito! E obrigado pela visita.

      • Obrigado pela resposta!
        Eu ia comprar direto com o *****, mas a Iaito mais barata está R$2900,00, então resolvi buscar outras lojas.A Tozando tem várias opções de iaitos e preços, e o fato de não possuir taxa de entrega torna a compra ainda mais atraente.
        Dei uma boa olhada em todos os modelos e escolhi a ‘Minosaka’ Brand – Custom Tensho Koshirae, que foi muito elogiada pelos compradores no próprio site, além do seu valor estar bem razoável, quase 600 dólares, e possuir um bom detalhamento e acabamento.
        Apenas tenho que fazer o pagamento, mas tenho uma dúvida. O pagamento com cartão de crédito pode ser feito apenas com cartão internacional?

        Att,
        Rafael Amatte

      • Olá Rafael,

        Que precinho desagradável esse do ***** hein? Não sei se você se ofende, mas sugiro pesquisar um pouco mais sobre essa instituição nos fóruns de artes marciais sérios da internet.

        Como referência, a minha iaito saiu por aproximadamente R$ 1100, incluindo os impostos.

        E sim, é primordial que o cartão de crédito seja internacional. Existem modelos como o Santander Free, que tem status internacional e não combra taxas ou anuidades. Procure se informar sobre isso.

        Novamente, obrigado pela visita e boa compra!

    • Olá Rafael,

      Uma pergunta, mais por curiosidade. Já fui aluno do ********. Você pode comprar materiais fora do ******** ? Pergunto porque na época que eu fiz era obrigado comprar. Um bogu, por exemplo, custava na promoção R$ 2800,00 de 5mm.

      Att.

  3. Dicas excelentes !

    Comprei a minha Iaito e realmente a Tozando não brinca em serviço. Adquiri uma Minosaka Brend Jidai Koshirae. Demorou um pouquinho no processo de fabricação, uns 15 dias, porém quando recebi o email que o envio foi feito, foram 3 dias (TRÊS DIAS!!). No caso a mercadoria saiu de Nagoya e foi para Cincinnati no mesmo dia (27/11) devido ao fuso. De Cincinnati foi para Miami, dia 28, e Rio no dia 29.
    Quando chegou no Brasil, liguei para DHL e o processo foi um pouquinho diferente do da publicação. Realmente existe a opção de esperar o courier levar na sua casa e você fazer o pagamento. No entanto, expliquei que fico muito mais fora de casa e eles me ofereceram em pagar o imposto via telefone pelo cartão de crédito. A única coisa que teria que fazer é ligar quando o rastreio ficasse com o status de “Liberação alfandegária finalizada em RIO DE JANEIRO – BRAZIL”. Isso é porque após esse status eles já possuem a informação do valor do imposto (no meu caso foi R$ 235,80).
    Optei em pagar pelo telefone e foi entregue sem que eu tivesse que ficar esperando.
    Agradeço muito a essa publicação. Pois foi a partir daqui que tomei a coragem necessária para me aventurar. Realmente a competencia da Tozando e da DHL são absurdas. Conseguem ser mais rápidos que os Correios com pedidos feitos dentro do Brasil.

    P.S.: Não vou conseguir postar as fotos mas segue abaixo o rastreio da DHL.

    Liberação alfandegária finalizada em RIO DE JANEIRO – BRAZIL

    http://www.dhl.com.br/content/br/pt/express/rastreamento.shtml?brand=DHL&AWB=7370829620

    • Olá Cristiano,

      Fico realmente feliz em poder ter ajudado um pouco! Da mesma forma que meu colega Silas comprou a dele e me encorajou, creio que o processo foi passado para frente!

      De fato, seria muito mais prático se eu pudesse ter pago o imposto no cartão, na época não me ofereceram este serviço. Mas o importante é o compromisso e profissionalismo das empresas.

      Desejo excelentes treinos! E muito obrigado pela audiência!

      (Creio que já vi sua iaito no Facebook, é a de tsukaito e same pretos, não? Parabéns pela aquisição e bom gosto!)

      • Realmente é um absurdo como esses caras são bons! Tanto a Tozando quanto a DHL. Realmente a falta de concorrência no Brasil é muito prejudicial.

        Muito obrigado e que nós próximos seminários, exames ou campeonatos nos encontramos!

        P.S.: É a minha Iaito mesmo. Quando chegou parecia criança recebendo presente de natal…hahahahaha

        Abraço!

    • Sou praticante aqui no RS e estou namorando a ideia de comprar uma nova Iaito na Tozando (A que tenho é da extinta bogubag.com) a alguns meses e o seu comentário me animou, mas fiquei em dúvida quanto algumas coisas.

      1. O imposto cobrado me pareceu muito baixo em comparação ao preço que esse modelo está no site (U$ 416,00 http://www.tozandoshop.com/ProductDetails.asp?ProductCode=016-S101).

      A Tozando colocou um valor diferente na Nota? Teve que pagar ICMS?

      Fiquei espantado com o valor declarado por vocês pois é menos da metade do que deveria ser pago (60% + ICMS após a tributação).

      2. Não entendi muito bem a parte de pagar o imposto pelo cartão, você negociou isso com a DHL mesmo?

      Obrigado por dividirem as experiências de vocês!

      • Olá Mathaeus,

        Fico contente em poder ajudar! Que bom que se inspirou em adquirir uma nova espada, isso realmente é muito motivador para o treino.

        Mas sobre suas perguntas, vejamos:

        1) O imposto de importação foi um valor fixo, não sei dizer por que, mas tanto no meu caso como no Cristiano foi em torno de R$ 240,00. Infelizmente não me recordo do valor da nota fiscal…

        2) Esse imposto é pago para a liberação do produto, uma vez que este veio com frete grátis (no meu caso). Creio que ele é pago diretamente para a transportadora (DHL) ou os Correios no momento da entrega/retirada do produto. Imagino que em qualquer caso, vai pro bolso da Dilma :)

        Em todo caso, pessoalmente não tive qualquer problema ou surpresas desagradáveis (tirando o valor do indesejável imposto) com a compra e estou muito satisfeito com minha espada. Caso compre sua espada, não deixe de contar a experiência para nós aqui!

        Muito obrigado pela visita!

      • Olá Matheus !!

        Foi bem o que o Administrador disse. Confesso que me surpreendi quando soube o valor do imposto. Porém na guia constam alguns descontos que confesso não me atentei. Vou verificar e responto com mais calma.
        Quanto a questão da entrega da DHL, por padrão eles entregam o produto porém levam junto a guia do imposto para você pagar no ato da entrega, via cartão ou em espécie.
        Porém, eu trabalho muito longe da minha residência e fica impossível aguardar a DHL entregar em horário comercial. O que fiz por recomendação da própria DHL?

        1) Fiquei monitorando os status da entrega no site da DHL até que o mesmo fosse mostrado que saiu da alfandega;
        2) Liguei no 0800 da DHL e eles me passaram o valor do imposto. Eu, por telefone mesmo, optei em pagar via cartão de crédito. Passei os dados do mesmo (via telefone);
        3) Aguardei a DHL me ligar (no mesmo dia mesmo) para confirmar o exito do pagamento;
        4) No dia seguinte o courier deixou minha Eleonor (Iaito..rss) em minha residência.

        Bem, no que eu puder ajudar é só falar!

        Abraço a todos!

      • Obrigado pelo retorno!

      • Eu e um colega vamos esperar o fim do ano e vamos pedir sim, espero ter tanta “sorte” quanto vocês nos impostos. Assim que pedir vou atualizando aqui. Nossa comunidade de Iaido está muito carente online também… É bom que as pessoas tenham um lugar onde encontrar informações e ver experiência de outros colegas! Obrigado :D

      • Sou eu quem agradece, Mathaeus. O Iaido brasileiro precisa de iniciativas como a de vocês. Temos que correr atrás e fazer acontecer. Não deixem de treinar com instrutores graduados e reconhecidos pela CBK, a única entidade que promove o ensino do autêntico Kendo/Iaido no Brasil.

        Boa sorte e bons treinos!

  4. Vão participar do exame de Iaido em SP agora em fevereiro ? Caso sim, nos encontramos !

    Abs!

    • Olá Crisitano,

      Provavelmente estarei presente para o evento, mas farei exame apenas se abrir para 2º dan.

      Obrigado pela visita!

    • Também vou estar lá, e também não vou fazer o exame (já que cancelaram o 1º dan).

      Atualizando o que falei aqui antes, acabei comprando o Iaito pela All Japan Budogu pois estavam com uma promoção de 20%, infelizmente ela não vai chegar até o Taikai, mas assim que chegar posto aqui o processo de compra e as fotos para avaliarem mais um fornecedor Japonês :D

  5. Acho que é só 1º Kyu. As inscrições foram até ontem.

  6. Só para atualizar:

    Comprei este iaito: http://www.alljapanbudogu.com/all-japan-haru-koshirae-deluxe-iaito/. Teve uma promoção e paguei US$ 340,00 (Na época deu R$ 836). Como pedi alguns opcionais ela demorou 3 semanas para ser produzida, foi postada no dia 07/02 e chegou dia 06/03. Infelizmente não tive a sorte de vocês e paguei quase 100% de Imposto de importação (R$ 772). No total deu por volta de R$ 1.600, era o que eu esperava pagar, então ficou tudo bem :)

    Fiquei muito satisfeito com a qualidade da AJB, não deixa em nada a desejar comparando com a Tozando! Segue um link para umas fotos: https://www.dropbox.com/sh/sv2gppba9oyb327/KCCH7cT9ED

    O que notei é que quem compra com a Tozando tende a pagar bem menos impostos! Um casal de colegas comprou 2 Iaitos pela Tozando, a de um deles já chegou. Pagou cerca de US$ 400 e apenas R$ 250 de Impostos.

  7. Olá Rafael!!

    Meu nome é Reubber e sou de Belo Horizonte MG. Li muito seu post, pois fiquei afccionado em adquirir uma Iaito. Sou praticante de Aikido, e não sei se vcs sabem, mas as técnicas são baseadas na Katana. Por isso minha vontade em ter uma. Comprei na Tozando como vc indicou e depois de muitas perguntas….Quase tudo que vc falou aconteceu. Mas uma surpresa agradável aconteceu;, foi que ao chegar em minha casa ( Nagoya, Cincinati, Miami, São Paulo, Belo Horizonte, minha casa) a Dhl, empresa que realmente não brinca em serviço, me apresentou uma fatura, em torno de R$ 246,00. onde esperava bem mais. o caso é que, ao chegar no Brasil, eles, declararam apenas $ 90,00 US e não $314,00 Us que era realmente o preço. Fiquei ainda mais satisfeito, pois ecomonizei R$ 176,00. Quanto ao Iaito, linda!! um balanço incrível.. comprei uma Minosaka basica mas estou realmente muito feliz!! Agradeço a vc e a turma pelo post, ajudou bastante e ajudarei amigos que viram e querem comprar uma igual.

    Aquele abraço!!

    Reubber

    * Jogam agora Argentina e Bósnia 1 x 0 Argentina..( que pena ).

    • Olá Reubber,

      Conheço o Aikido sim, e muitos praticantes de IAIDO também estudam essa arte. E fico muito contente em poder ajudar. Talvez você deu um pouco de sorte mas quem dera fosse sempre assim, se tivéssemos um sistema de importação mais justo.

      Parabéns pela aquisição e agora é treinar! Bons treinos para você!

  8. Olá,

    Também segui o roteiro – nossos veteranos aqui também recomendam a Tozando. Comprei uma unidade “fast shipping” e foi realmente rápido – em 5 dias úteis estava em casa. Pena o custo Brasil – 88% de imposto acumulado aqui no DF. Obrigado pelo reforço positivo do seu site, sempre muito bom, visito e recomendo.

    A propósito, peço que inclua nosso dojo de Brasília nos seus links:

    http://www.amk.net.br

    Domo arigatou,

    • Olá Gustavo,

      Fico muito feliz que tenha conseguido sua espada sem maiores problemas! E os impostos são certamente inconvenientes… mas agora, é só treinar feliz!

      Sim, a AMK é uma das mais tradicionais academias do Brasil, peço desculpas pela demora em incluí-la em minha lista oficial! Obrigado pela visita e pela recomendação, é uma honra.

  9. Boa noite!

    Gostaria de agradecer o seu guia. Depois de muita pesquisa, escolhi a Tozando para adquirir uma Iaito. Resolvi adquirir uma iaito simples e bem básica, porém de beleza, qualidade e balanço que me deixou surpreso.

    Da confirmação do pagamento à entrega, demorou 30 dias. A entrega foi feita pela DHL. Só tive um pequeno problema com a entrega. Eu pedi para entregar em casa, porém não tinha ninguém para pagar o imposto e receber a Iaito. Não poderia modificar o endereço de entrega tão facilmente, teria um processo custoso. Resultado, fiz o pagamento direto com a DHL (liguei para o escritorio da DHL e passei os dados necessarios), e por fim, alguém em casa, recebeu por mim, sem problemas.

    Eu vi as notas, o valor declarado foi igual ao do colega Reubber. Assim como o imposto que paguei. Não tive nenhum problema com a Receita.

    Resumindo sobre a Tozando, eu recomendo pois não tive nenhum problema. A Iaito é bem protegida. A caixa da Iaito estava numa outra caixa (caixa dentro de caixa!). Valor compensa, e o risco também.

    Obrigado pela ajuda e obvio, recomendarei este post para outros colegas.

    * Gostaria de pedir que incluísse na lista de academias, a Academia de Jundiai =)

    • Olá Frank,

      Fico muito feliz em poder ajudar nesta bela aquisição. Realmente a DHL e a Tozando não brincam em serviço, são ótimos serviços e a qualidade da espada supera nossas expectativas mais imediatas.

      Por curiosidade, a academia de Jundiaí é a de Hasegawa Sensei? Ou algum braço da Museikan de Santos Sensei?

      • Sim, a Academia de Jundiai é do Hasegawa Sensei.

        []s

      • Caro Frank, só tenho o link pro blog do dojo, e lá não consta forma de contato. Pode me dizer como contatá-los?

      • Aqui está:

        —–
        Jundiaí
        Academia Mizuho
        Av.Dr.Paulo Moutran, 602
        Jd Paulista I, Jundiaí – SP
        CEP 13208-360

        Horários de treino:
        Segunda e Quarta das 19h30 às 21h30
        Sabados das 17h00 às 19h00

        Contatos:
        Academia Mizuho: +55 11 4586-9397
        Fábio Spina: stelaefabio@hotmail.com

        Campinas
        Instituto Cultural Nipo Brasileiro
        Rua Camargo Paes, 118
        Jardim Guanabara, Campinas – SP
        CEP 13073-350

        Horários de treino:
        Sexta das 19h30 às 21h30;

        Contatos:
        Instituto Cultural Nipo Brasileiro: +55 19 3241-1213
        Luciana Ueda: luciana_ueda@yahoo.com

        —–

        []s

      • Obrigado! Recomendo inserir estas informações no blog.

      • Sim, obrigado!

  10. Meu caro, eu agradeço o seu retorno. Gostaria de explorar o seu conhecimento desse Dô, perguntando dentro desses Fornecedores que enviaste inclusive no Brasil, qual o melhor deles em preço e confiabilidade e entrega. Um abraço.

    • Olá Antônio Carlos,

      Todos os que listei naquela matéria são confiáveis, pois já realizei compras com eles, se não, pessoas próximas o fizeram. Os preços podem variar bastante, pois alguns itens são mais artesanais, outros tem diferentes origens de fornecedores. Eu apenas recomendo que, caso o senhor seja um iniciante, não compre nada caro ou top de linha, não faria diferença gastar dinheiro a mais nesse estágio de aprendizado.

      No Brasil, a Se Bogu é um parceiro de grande confiança, sugiro contatá-los para maiores informações. No demais, estou a disposição!

      Obrigado!

  11. Fico com uma dúvida. O que é mais apropriado: couro, seda ou algodão para o tsuka?

    • Olá Jacques,

      Boa pergunta, e eu não sou especialista nem tenho muita experiência no assunto, mas posso comentar de leve sobre o que já li e ouvi de colegas:

      Algodão é o mais barato, daí seu uso. Se for sua primeira espada, seria recomendável por questões econômicas. É um pouco ruim pois absorve muito o suor das mãos, e precisa limpar com pano úmido a cada treino para não ficar sujo demais. Minhas 2 iaito tem tsuka-ito de algodão.

      Seda seria o material padrão, é mais macio que o algodão e mais resistente também, aguenta mais tempo sem desfiar ou arrebentar. Mas claro que isso também depende do cuidado do dono. É bem mais caro que o anterior.

      Couro é interessante porque não precisa limpar do mesmo modo sempre, porém não sei se ele ‘craquela’ ou ‘esfarela’ com o tempo. Alguns dizem que fica um pouco liso com o suor. Sua estética é bem diferenciada e estilosa. E também é caro.

      Enfim, cada um apresenta vantagens e desvantagens, ficando a gosto do usuário experimentar de acordo com suas possibilidades financeiras.

  12. Estou tentando comprar uma imito japonesa de aço, não estou conseguindo, se alguém tiver interesse em vender uma, agradeço. Obrigada

    • Olá Vivian,

      Espadas de aço são feitas para treinos onde há colisão entre elas, como no Kendo Kata. Em Iaido, as ligas oferecem uma opção mais leve e barata, e não existe uma obrigação em se adquirir uma iaito/mogito de aço. Mas como é sua preferência, procure em lojas como Tozando ou E-Bogu que são boas referências! Espero ter ajudado.

  13. Amigos,
    No último dia 21 adquiri, pelo site da Tozando, um iaito que, ao chegar no Brasil (Viracopos), foi retido pela RFB e descaracterizada de remessa expressa (direto para o comprador, com taxa de importação de 60%) para importacao formal (em que é necessário o desembaraço aduaneiro, por meio de despachante, taxa de armazenamento, custo de envio da aduana ao destino final, além de uma série de impostos que irão incidir). Resultado: um produto que custou cerca de R$ 750,00, irá sair por cerca de R$ 2.500,00, na melhor das hipóteses, caso eu vá adiante com o processo todo. O motivo pelo qual houve a retenção, por mim descoberto após muita dificuldade, é que o produto seria um possível item de uso exclusivo do exército, de maneira que um oficial teria que fazer a inspeção física do objeto para, só então liberar a remessa; para que essa simples e mísera inspecao seja feita, segundo a RFB, toda essa dor de cabeça relatada é necessária. O que me deixa indignado é a convicção de que isso tudo é uma extrapolação abusiva das normas aduaneiras (que já são abusivas por si) e que, se eu quiser obter meu produto, terei que passar por isso tudo sem absoluta necessidade, por capricho da alfândega.
    Minha esperança é que o iaito seja remetido à origem, para que eu possa tentar o ressarcimento do valor pago junto à loja ou propor algum outro meio de envio, o que é igualmente incerto.
    Fica aí a experiência.
    Um abraço!

    • Olá Denis,

      Fico muito triste em saber da sua dificuldade! Nos praticantes sofremos bastante para comprar materiais caros e importados e ainda somos maltratados com essa política horrorosa para compras internacionais…

      Se puder, lute por seus direitos, processe quem for preciso para isso, seria maravilhoso saber que eles foram “derrotados” em suas inconvenientes e abusivas exigências…

      Tenho certo receio de que, por causa dessa política imbecil, as lojas comecem a criar entraves e taxações para nós brasileiros, dificultando a prática de nossa arte.

      Desejo sinceramente toda sorte em sua jornada e por favor, não deixe de nos informar sobre os resultados.

  14. Amigos,
    A título de desfecho do relato feito no dia 01/05, depois de muita conversa na RFB e na transportadora por meio da qual a loja enviou a espada (DHL), consegui que a remessa fosse devolvida à origem. Assim que chegou lá, sem mesmo que eu pedisse, a Tozando reenviou o pacote, dessa vez por EMS, que chega pelos Correios (uma pessoa na RFB havia-me dito mesmo que pelos Correios é mais difícil cair na inspeção que gerou a dor de cabeça inicial). Após somente 10 dias do reenvio, a encomenda chegou, ontem, em uma agência dos Correios próxima de minha residência para que eu pagasse o tributo e a retirasse (o que eu já esperava desde o início), exatamente como aconteceu com duas shinken que adquiri há alguns anos.
    A iaito da Tozando é um primor: o acabamento, o balanço e o peso são excelentes! Recomendo!
    Agora já sei o caminho das pedras: envio por EMS, via Correios.
    Abraços!

    • Olá Denis,

      Muitíssimo obrigado pelo relato! Fico realmente contente que sua espada chegou sem maiores problemas. Espero sua experiência ajude a orientar mais praticantes sobre os possíveis problemas com a importação e os melhores procedimentos para resolver esses entraves. Desejo boa sorte em seus treinos e faça valer tão precioso item! :)

  15. Parabéns pela publicação!! mas essas espadas podem ser usadas para treinos com combates?? digo a lamina é resistente?? pode se chocar com outra lamina?? lembrando que nao quero afiada!!! so quero saber se a lamina é forte ^^
    desde já obrigado

    • Olá Gabriel,

      As espadas para treino de IAIDO só podem ser usadas para se chocar com outra lâmina SE forem de aço. Em sua maioria, os praticantes preferem as de liga zinco-alumínio que mantém um bom peso e equilíbrio equivalentes, além de um custo-benefício melhor.

      Essas não podem em hipótese alguma colidir com outra espada, pois o material deforma de maneira significante. Se talvez você explicasse para que fim gostaria de ter a espada, poderia dar uma explicação mais objetiva, na medida do possível.

      Mas obrigado pela visita e pelo comentário!

      • gostaria apenas para pratica mesmo eu e meu irmao finalmente achamos um dojo que praticaremos kendo e kenjutsu e queriamos as espadas para treinarmos um contra o outro no tempo livre obs:( CLARO que sem intençao de se cortar ou bater forte, MAS queriamos o contato espada-espada) entendeu mais ou menos??
        se puder nos ajudar, dar conselhos agradecemos muito ^^

      • Olá Gabriel,

        Bom, primeiramente devo dizer que você deve tomar muito cuidado com “kenjutsu” ensinado no Brasil. Em minha experiência, isso NÃO EXISTE por aqui, não importa propagandas que você possa ter visto… sempre pesquise sobre academias e instituições em fontes imparciais para conhecer a reputação de tais lugares.

        Essencialmente, o único jeito de você treinar técnicas de combate de forma minimamente real é através de shinai (espada de bambu) e bogu (a armadura de proteção). No entanto, tais técnicas não devem ser treinadas sem a orientação especializada de um instrutor de verdade. Qualquer outra situação que não esta, é apenas brincadeira, entende?

        Se você quiser sugestões de academias sérias e que ensinam Kendo de verdade, veja na coluna direita do blog (não são todas do Brasil, este cadastro não é completo). Espero que tenha alguma perto de onde você mora! Se não houver, prefira viajar um pouco alguma distância do que se arriscar em instituições questionáveis.

        Se quiser conversar mais sobre o assunto, me escreva em blog.espiritomarcial@gmail.com ok?

        Espero ter ajudado um pouco e obrigado por comentar!

  16. Gostaria de agradecer muito sua iniciativa de proporcionar informações de ótima qualidade para aqueles que precisam de um conselho honesto na hora de adquirir um instrumento de tamanha importância.

    Eu tenho duas dúvidas sobre o assunto:
    1) A iaito feita da liga zinco/alumínio aguenta certo nível de contato? (ex: alguns treinos mais avançados de ninjutsu)
    2) Você tem alguma informação sobre a qualidade do trabalho do pessoal da katanasafiadas.com.br ?

    Muito obrigado pela atenção.

    • Olá Stefano,

      sou eu quem agradece a oportunidade. Vamos às suas dúvidas:

      1) Não. Estas espadas não são feitas para treinamento de contato. São construídas para serem réplicas perfeitas no sentido de acabamento e balanceamento, mas não devem colidir com qualquer outro material, sendo usadas para treino de kata.

      2) Não tenho informações no sentido de já ter visto ou treinado com espadas dessa loja. No entanto não recomendo em hipótese alguma espadas que não sejam de fornecedores bem conhecidos e de reputação conquistada internacionalmente. Recomendo além da Tozando, a E-bogu, Aoi Budogu e Nine Circles para aquisição de espadas.

      Espero ter ajudado um pouco. :)

  17. Ótima matéria e blog de qualidade, único ponto é que tem muitas espadas chinesas que nada perdem para as que a Tozando comercializa.

    • Olá Alguém,

      Obrigado pelo comentário! Bom, não tenho experiências com espadas de outros fabricantes mas sei que existe um mar de bons produtos para os treinos. E olha que a Tozando nem me paga nada pelos elogios ou pelas indicações! Hahah. No entanto, eu prefiro sempre recomendar aquilo que conheço e confio, pois só assim posso afirmar com propriedade suas características. Sei que entende meu ponto.

      Novamente agradeço a visita!

  18. Saudações a todos,

    Favor me auxiliar,
    Minha altura é 1,83, pela planilha apresentada no site Tozando a lâmina recomendada é de 2,55 shaku e o tsuka 9.0 sun.
    Minha pergunta é se posso seguir as dimensões recomendadas pelo site e o modelo escolhido é recomendado (link abaixo).
    ‘Minosaka’ Brand – Custom Musashi Koshirae

    http://www.tozandoshop.com/ProductDetails.asp?ProductCode=016-S107

    • Olá Paulo,

      Eu creio que sim. Mas honestamente é uma dúvida que você deve tirar exclusivamente com seu Sensei, ele é a pessoa mais indicada para dizer o que é bom ou não no seu treinamento.

      Pessoalmente falando, não existe uma obrigatoriedade em se ter uma espada mais longa se você é mais alto, vejo isso mais como uma adequação às proporções do usuário. A minha por exemplo é 0,5 shaku maior que a recomendação e me sinto bem com ela.

      O ponto deveria ser poder experimentá-la em mãos.O modelo que escolheu me parece bom, mas o balanceamento (o ponto principal) é sempre um tiro no escuro quando compramos pela internet.

      Desejo boa sorte e espero ter ajudado, mesmo com pouco a comentar. E obrigado pela confiança e pela visita! :)

  19. o que eu nao entendo e como vc conseguiu importar uma espada se entre os itens proibidos pela alfandega esta espadas e sabres.
    E uma duvida que me deixa encabulado de comprar uma katana.

    • Olá Geovani,

      Primeiramente é importante ter alguns itens bem esclarecidos. Veja: a compra se dá através de sites legalizados e de reputação garantida, e são lojas extremamente especializadas em materiais certificados para artes marciais, e vendidos particularmente para praticantes sérios destas artes. Dificilmente um curioso vai gastar 500 dólares em algo que não treina, apenas por colecionismo (ou não, nunca se sabe não é?). :)

      Dessa maneira, provavelmente a espada está dentro do que se caracteriza por “equipamento esportivo”gerando menos inconvenientes para o comprador. No entanto, já ouvi relatos de problemas com os funcionários “bem treinados” da alfândega ou Correios, que insistem em reter o objeto baseado em uma legislação vaga e confusa. Infelizmente isso faz parte do “custo Brasil” mas dificilmente os praticantes relatam maiores dificuldades na compra (fora os benditos impostos…) então, não posso garantir uma compra 100% segura mas eu arrisquei e não tive qualquer contratempo. Por favor, fica a seu critério confiar em relatos que lê pela internet ou se arriscar em compras internacionais de altos valores, tudo bem?

      Obrigado pela sua dúvida, espero ter ajudado e quem sabe um dia você poderá ter sua espada! Boa sorte!

  20. Olá! Muito bom o tópico. Estou querendo comprar uma iaito que está em promoção na Tozando. Só que estou com receio de ela ficar presa em algum círculo do inferno burocrático da importação brasileira. Sabe se tem havido problema? Conversei com a Tozando e me disseram que agora não enviam mais iaitos ao Brasil com frete grátis por conta de problemas por aqui. Uma segunda pergunta é se você sabe por quanto tem ficado o imposto de importação para iaitos. Desde já agradeço! Abraços!

    • Olá Rogério,

      Sim, o risco infelizmente existe mas com alguma paciência isso pode ser contornado. A grande maioria dos meus colegas praticantes de Iaido compraram sem maiores entraves. E não sabia disso, eles cortaram o frete grátis então por problemas na nossa importação? Mais uma vez o governo “ajudando”…

      Sobre sua pergunta de impostos, faz muito tempo que comprei a minha e os valores estão no texto. Não tenho um valor “atualizado” pra te passar. Mas parece que ainda se mantém os 60% de imposto sobre o valor declarado na nota. Ouvi rumores que estão querendo aprovar compras internacionais de até U$ 1000 sem imposto, o que seria maravilhoso. Mas temos que ser céticos quanto a isto…só vendo mesmo não é?

      No demais, obrigado pela visita e espero ter ajudado um pouco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s