XV World Kendo Championships 2012

…..Nos dias 25, 26 e 27 de Maio de 2012 foi realizado o XV World Kendo Championships, na cidade de Novara, na Itália. Como de costume, o evento esportivo máximo do Kendo é feito a cada três anos, tendo sua última edição no Brasil em 2009.

…..Realizado desde 1970, participaram do evento seleções de 52 países de 4 continentes nos três dias de competição. No primeiro dia foram as competições masculinas individuais, no segundo individual e equipes feminino e no último dia, equipes masculino.

…..Pela primeira vez na história do evento, a tecnologia de transmissão pela internet permitiu que milhares de pessoas do mundo inteiro que não puderam comparecer ao local assistissem ao evento durante os três dias. Na mesma tela, podia ser vista uma luta e ao lado uma janela de comentários ao vivo que borbulhava em dezenas de idiomas. No primeiro dia, a câmera focava apenas em algumas lutas, serviço que melhorou com o feedback dos comentários, sendo que no segundo dia já era possível ver legendas mostrando as competidoras e seus países, serviço que evoluiu muito no último dia sendo que o cameraman estava pessoalmente interagindo com as pessoas nos comentários, focando em lutas específicas ou melhorando o zoom.

15WKC Ustream

Imagem da câmera em ação – USTREAM

…..O Brasil é parte da elite do Kendo mundial, principalmente pela história da imigração japonesa no país, mantendo uma posição de liderança, principalmente nas Américas. O desempenho dos atletas brasileiros honrou toda a tradição do Kendo mas é realmente difícil enfrentar Japão e Coreia do Sul, cujos membros das seleções podem ser considerados profissionais. Nossos atletas não vivem do Kendo e treinam em uma rotina amadora para padrões esportivos, apesar dos treinamentos intensivos do selecionado. mesmo com fatores limitadores, os resultados do Mundial foram excelentes e mantém a respeitada reputação brasileira no exterior.

…..Na categoria individual masculina, o destaque ficou para Ronaldo Omasa, que foi o atleta melhor posicionado, perdendo para o vice-campeão Kim das quartas de final, feito atingido apenas por Roberto Kishikawa anos atrás. Omasa também foi vencedor do prêmio Kantoushou, ou Fighting Spirit, oferecido aos lutadores que tiveram uma campanha de destaque, mas não figuraram entre os três primeiros lugares, muito similar ao nosso Honra ao Mérito. Seus combates foram emocionantes, em especial a vitória suada sobre o francês.

…..Vitor Tachibana também venceu nas preliminares mas perdeu para o campeão Takanabe na prorrogação, dando muito trabalho para o japonês. Alberto Takayama também passou das preliminares mas perdeu para o canadense Houng. Paulo Tarso, único não descendente de japoneses da seleção, também chegou às chaves principais, mas foi eliminado por Furukawa, do Japão.

…..A final se deu então com Takanabe (Japão) e Kim (Coreia do Sul). Takanabe é famoso por ser considerado o golpe men mais rápido do mundo e o coreano também possui habilidades excepcionais. Na prorrogação, Takanabe se sagrou vencedor com o mesmo golpe que lhe concedeu o 1º lugar no campeonato nacional japonês: um perfeito morote-tsuki (estocada no pescoço, segurando ao cabo da espada com as duas mãos).

O ippon da Final

Morotezuki, o golpe final.

Resultados do Individual Masculino:

Campeão: S. Takanabe (Japão)

Vice: W. Kim (Coreia do Sul)

3º : K. Furukawa (Japão) e T. Kim (Coreia do Sul)

Honra ao Mérito – Fighting Spirit:

K. HATAKENAKA (Japão)
R. OMASA (Brasil)
J. BERTOUT (França)
S. JOKIEN (Finlândia)
T. HOANG (Canadá)
S. OKIDO (Japão)
C. TANGE (Bélgica)
B. PARK (Coreia do Sul)

.

…..No feminino individual, Miwa Onaka e Eliete Takashina avançaram até as chaves principais, sendo que Miwa perdeu nas oitavas de final para a japonesa Shodai e Eliete perdeu para a campeã Sakuma. Miwa e Eliete receberam o Fighting Spirit.

Resultados do Individual Feminino:

Campeã:  Y. Sakuma (Japão)

Vice: K. Kurokawa (Japão)

3º : S. Shodai (Japão) e M. Kawagoe (Japão)

Honra ao Mérito – Fighting Spirit:

S.PARK (Coreia do Sul)
S.TAMURA (EUA)
K.JEON (Coreia do Sul)
H.YU (Coreia do Sul)
M.ONAKA (Brasil)

E. TAKASHINA ( Brasil)

.

…..Na equipe feminina, o Brasil parou apenas na semifinal com a Coreia do Sul, vice-campeã, colocando-se em 3º lugar. É interessante mencionar que no Kendo não existe a disputa de 3º lugar , nas semi perder para os finalistas automaticamente coloca ambos lutadores/equipes em 3º. O prêmio de Honra ao Mérito foi novamente para Miwa Onaka. É importante comentar sobre o nível de luta das atletas do Japão, que é incrivelmente superior ao de qualquer outra seleção, vencendo com relativa facilidade o campeonato, mantendo sua hegemonia.

Resultados Equipes Feminino:

Campeã: Japão
Vice: Coreia do Sul
3°: Alemanha e Brasil

Honra ao Mérito – Fighting Spirit

S.TAMURA (EUA)
YOKOO (Alemanha)
H.YU (Coreia do Sul)
STOLARZ (França)
TAGUCHI (Canadá)
M. ONAKA (Brasil)
YUNG (Austrália)

.

…..A equipe masculina brasileira fez uma excelente campanha, chegando até as quartas-de-final, perdendo surpreendentemente para a Hungria, que mostrou um nível realmente alto e conquistando pela primeira vez o 3º lugar no Mundial. Houve empate de 2 vitórias para cada lado, porém a Hungria venceu por 6 pontos a 5 do Brasil. Dessa maneira, o Brasil caiu de posição em relação ao Mundial de 2009, onde ficou em terceiro colocado. Destaque para Alberto Takayama, vencedor do Fighting Spirit. Veja as lutas:

.

Resultados Equipes Masculinas:

Campeão: Japão

Vice: Coreia do Sul

3º: Hungria e EUA

Honra ao Mérito – Fighting Spirit:

A.TAKAYAMA (Brasil)
S.DUBI (Hungria)
KORHONEN (Finlândia)
C.YANG (EUA)
NAKABAYASHI (França)
CHALLIES (Nova Zelândia)

DI-WEI.CHOU (Taiwan)

.

Polêmica

…..Sem dúvida esta edição do Mundial de Kendo foi uma das mais emocionantes e polêmicas da história do evento. Apesar de a arbitragem manter um excelente nível durante todo o evento (todos os juízes de um Mundial são 7º dan), muitas pessoas foram incisivas em críticas e comentários pela internet sobre a final. O comportamento de ambas as equipes finalistas (no masculino) foi considerado controverso por muitos espectadores, acirrando uma rivalidade histórica entre Japão e Coreia do Sul.

…..A equipe japonesa chegou até as finais atacando ferozmente e totalmente focados, pareciam jamais temer quem quer que fosse seu adversário, praticamente “despachando-os” em muitas lutas. O mesmo pode-se dizer dos coreanos, que derrotaram os EUA nas semifinais com muita garra e energia com grandes lutas.

…..O embate final das equipes já começou tenso em função da rivalidade. Com o andar das lutas, o que era puro entusiasmo se tornou grosseria em alguns casos. Um lutador coreano levou um ippon absurdamente veloz e não concordando com a decisão dos juízes, ficou encarando-os por vários segundos, sem retornar a sua posição. Outro, ao levar um men do adversário, enrola para retornar para a luta, mostrando irritação e frustração. Ainda outro coreano se recusa a acenar e cumprimentar abaixando a cabeça para o adversário, fato considerado de extrema falta de polidez no oriente. Para aquele que não é praticante do Kendo não parece nada de mais, ainda mais se comparar com o que acontece nos esportes tradicionais. Porém existe uma supervalorização do comportamento idealizado, que é extensivamente argumentado na prática do Budo e pequenas atitudes são consideradas espelhos para as grandes. Portanto até mesmo a linguagem corporal do competidor é colocada à prova, em uma espécie de “teste de virtude”.

…..Os japoneses não ficaram muito atrás. Durante todo o campeonato se mostraram destemidos e ofensivos, na final mostraram um Kendo retranqueiro e estragista, no mau sentido da palavra. Enrolar o combate para manter os pontos ganhos anteriormente é uma atitude imprópria, que pode sem dúvida assegurar a vitória do time. Mas contraria os princípios mais fundamentais desta bela arte marcial, que ainda tenta se manter pura de conceitos esportivos de ganhar ou perder. Em especial o campeão do Individual, Takanabe, que abusou do tsubazeriai (uma espécie de clinch) ao invés de lutar de forma mais “limpa”. Passaram muito a impressão que, desde que perderam para os EUA em 2006, querem apenas “ganhar” para manter sua reputação e auto-afirmação de sua força.

…..Surpreendentemente, o público começou a vaiar o time japonês e os juízes, acusados de não considerar ippon golpes muito bons dos coreanos. Composta em sua maioria por praticantes e competidores, pode-se dizer que foram tão ou mais grosseiros quanto os que estavam criticando, pois esse tipo de comportamento é rude e qualquer crítica deveria ser feita aos órgãos responsáveis, o que para o brasileiro pode parecer inútil ou tolo, mas é assim que funciona em sociedades altamente educadas e organizadas. Na internet, uma legião de inconformados e críticos aponta dedos e falam de conspirações mas as palavras de Geoff Salmon Sensei, 7º dan e árbitro durante o Mundial pesam bastante: “é fácil julgar sentado nas arquibancadas tomando sua bebida gelada, mas é um pouco mais difícil quando você é o centro das atenções.” Resumindo, um ippon de final de Mundial tem exigências imensas.

Veja as lutas da final:

.

Senpo: J. Jo vs R. Uchimura

.

Jiho: C. Choi vs Y. Katsumi

.

Chuuken: B. Park vs K. Shodai

.

Fukusho: W. Kim vs D. Kiwada

.

Taisho: K. Lee vs S. Takanabe

.

…..Veja também grandes momentos do Mundial:

Seleção Brasileira de Kendo - Feminino

Um grande e orgulhoso sorriso, segundo Ariga Sensei.

O telão filmado pelo cameraman do Ustream.

Seleção masculina do Japão, campeã.

Cerimônia de encerramento, via Ustream.

Um dos maiores momentos das finais. Park e Shodai.

 

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para blog.espiritomarcial@gmail.com ou deixe seu comentário!

4 comentários sobre “XV World Kendo Championships 2012

  1. Muito bom este artigo!!! Muito interessante! Parabens Brasil!

  2. Estou extremamente feliz pelo seu texto. Super imparcial. Sem querer puxar “sardinha”
    para este ou aquele. Infelizmente, a guerra deixa suas cicatrizes ( Japão e Coreia ).
    Deixando esta rivalidade parabéns Brasil !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s