4º dan

…..4º dan fala da história de um homem que se prepara para um decisivo exame de graduação, enfrentando dificuldades típicas, técnicas e de provação. Trata-se de um curta desenvolvido na Hungria com alto nível de profissionalismo, que pode ser imediatamente notado pela fotografia das cenas.

…..Dirigido por George Perrin e filmado na Hungria, contou com o apoio, supervisão e consultoria direta da Federação Húngara de Kendo, sendo parte do elenco reais praticantes da arte, o que confere realismo total na execução das técnicas demonstradas. O protagonista, Szabolcs Gasparin, praticante de Kendo desde 1997, possui mesmo a graduação de 4º dan, sendo membro da seleção de seu país desde 2002. No papel de seu mestre, está Zsolt Vadadi, 6º dan, presidente da Federação Húngara.

Opinião: é um ótimo curta (na verdade, quase um teaser trailer, daqueles que mostram poucos detalhes da obra com o objetivo apenas de dar “água na boca” do espectador), mesmo que não fuja dos principais clichês da observação da cultura japonesa, como o som de flautas típicas e o protagonista ensaiando a reflexão sobre sua situação. É um pouco exagerado quando diz que o 1º dan é sobre “submissão”, o 2º sobre “percepção”, 3º para “dominar a técnica” e o para o 4º, é um “portal para a perfeição”. São conceitos que dificilmente sem observam em separado e acompanham o treinamento e vivência do praticante.

…..Entretanto, é fato que para os praticantes, o 4º dan representa um divisor de águas. Os aprovados neste exame podem ser considerados graduados, podendo então ensinar, sendo chamados de Sensei.  Isso ressalta a responsabilidade que recai sobre  eles e o compromisso de possuir excelência não somente em técnica, mas também como uma pessoa exemplar, de caráter idôneo e prestativa para a sociedade.

…..Porém vale observar que é uma mídia voltada para um público-alvo amplo, apresentando tais elementos como contato inicial do que representam do mundo da arte. Neste sentido, é muito eficiente em passar uma impressão de que a arte envolve mais do que meramente técnicas de luta ou um esporte.

…..Vistite o site oficial do filme e conheça o portal da Federação Húngara de Kendo.

…..Agradeço a iniciativa deste pessoal que está contribuindo com uma bela divulgação de nossa arte.

.

.

ATUALIZAÇÃO!

…..Os produtores finalizaram e disponibilizaram o filme na internet:

.

.

.

.

.

.

.

.

…..Novamente gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesta produção e agradecer sinceramente por uma significante contribuição para o universo não só do Kendo, mas de todas as artes marciais. Köszönet!

_____________

…..O que achou da matéria? Sua opinião é importante para o crescimento deste trabalho. Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre o assunto, envie um e-mail para: blog.espiritomarcial@gmail.com

Um comentário sobre “4º dan

  1. Errata: na verdade, o primeiro vídeo É um teaser trailer (aqueles que, como disse, apenas dão “água na boca” e oferencem uma publicidade introdutória da obra). Como se viu depois, o curta foi concluído e gentilmente disponibilizado na internet pelos produtores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s